Conexão Amazônica
BRASIL

UGPE recebe licença prévia do Ipaam para obra do Hospital Regional de Manacapuru

Publicidade

A nova unidade hospitalar terá capacidade para mais de 150 leitos adulto e infantil, sendo 20 de UTI e 10 salas cirúrgicas

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas obteve a licença prévia do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) para a obra de construção do Hospital Regional de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus. De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o hospital faz parte do pacote de 17 obras na área da saúde, lançado recentemente pelo governador Wilson Lima, a maioria sob a responsabilidade da UGPE.

Publicidade

Segundo o secretário de estado de Saúde, Dr Anoar Samad, o projeto do hospital de Manacapuru foi finalizado.  “A estrutura planejada pelo Governo do Amazonas representa uma grande conquista para a população do município. A nova unidade hospitalar terá capacidade para mais de 150 leitos adulto e infantil, sendo 20 de UTI e 10 salas cirúrgicas”, afirma. 

Conforme projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o novo hospital de Manacapuru faz parte do programa Saúde Amazonas, integrando um pacote de ações voltadas para a estruturação de hospitais regionais em municípios polos. O Hospital Regional de Manacapuru terá, além de  centro cirúrgico, UTIs adulto, infantil e neonatal e parque de imagem completo. O fortalecimento dos hospitais nas cidades polos garante atendimento de alta complexidade no próprio município e no entorno, evitando o deslocamento de pacientes para hospitais em Manaus.

O subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardozo, explica que a obtenção de licença prévia é a primeira de três etapas do processo de licenciamento ambiental da obra, que antecedem a Licença de Instalação.  “A licença prévia significa que a UGPE já pode tocar os projetos da obra do novo Hospital Regional de Manacapuru. A partir de agora, temos as condições de saber quais os requisitos ambientais precisamos cumprir para que a obra avance. Nossa meta é obter junto ao Ipaam, a licença de Instalação da obra e assim iniciar a frente de trabalho, propriamente dita”, disse.

Pacote de obras na Saúde – As obras da saúde, anunciadas pelo governador Wilson Lima, somam R$ 279,5 milhões e incluem construção, reforma e ampliação de 17 unidades hospitalares na capital e interior.

Em Manaus, o destaque é para a ampliação do Hospital João Lúcio Machado, que ganhará um novo prédio anexo, e para a construção da Maternidade da Zona Norte. Será feita, ainda, a reforma do Hospital Francisca Mendes e construção do Complexo Eduardo Ribeiro, além da reforma de seis Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC) e de três Centros de Atenção ao Idoso (Caimi).

No interior, além de Manacapuru, um novo Hospital em Tabatinga, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), será construído. Também será feita a reforma do Hospital de São Gabriel da Cachoeira.

*FOTO: Tiago Corrêa – UGPE

*Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

MP do compartilhamento de dados com IBGE é suspensa por Supremo

elayne

Programa ‘Asfalta Manaus’ da prefeitura avança no bairro Dom Pedro

elayne

Prefeitura de Manaus intensifica obras de contenção de erosão no bairro Cidade de Deus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais