Conexão Amazônica
AMAZONAS

Um motorista é preso e 53 são flagrados dirigindo sob efeito de álcool em Manaus no final de semana

Publicidade

Entre a sexta-feira (1º) e a madrugada desta segunda (4/11), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou 53 motoristas dirigindo sob efeito de álcool durante operação Lei Seca, em Manaus. Um motorista foi preso em flagrante por apresentar índice superior a 0,34 mg/l no teste de alcoolemia (bafômetro).

Ao todo, 1.200 veículos foram fiscalizados, e 1.004 testes de alcoolemia foram realizados. Durante as abordagens, foram recolhidas 42 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 28 Certificados de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV), além de 195 multas aplicadas por diversas infrações. Ao todo, 42 veículos foram recolhidos ao parqueamento do órgão por irregularidades, sendo 22 carros e 20 motocicletas.

Publicidade

A fiscalização ocorreu de forma itinerante em diversas zonas da cidade como nos bairros Tarumã, Nossa Senhora das Graças e Parque Dez de Novembro.

A operação é realizada por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito do Amazonas (Neot) e em parceria com a Polícia Civil e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, destaca o trabalho de inteligência do sistema de segurança que é realizado para mapear e organizar o cronograma das operações Lei Seca.

Os veículos recolhidos foram removidos para o Parqueamento do Detran-AM, localizado no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus, até que os proprietários regularizem as pendências.

Crime – Caracteriza crime e leva o condutor à prisão o índice de álcool de 0,34 ou mais miligramas de álcool por litro de ar expelido. A pena pode variar em detenção de seis meses a três anos. Quando a quantidade de álcool for abaixo de 0,33 mg/l, o condutor é autuado, tem CNH retida, é multado e responde a processo administrativo no órgão de trânsito.

A infração é gravíssima, com multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de R$ 2.934,70. O motorista que for flagrado nessas condições responde a processo administrativo, que prevê a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação por um ano. Em caso de reincidência em 12 meses, o valor da multa dobra.

FOTOS: Mateus Nogueira

Publicidade

Leia mais

Pagamento de aposentados e pensionistas da Amazonprev acontece nesta sexta-feira (03/01)

elayne

Moto Honda marca presença na Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FeSPIM)

Daly Ruiz

Defensoria apura aumento nos preços das passagens aéreas para Festival de Parintins

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais