Conexão Amazônica
CIDADES

Unicef realiza doações na zona metropoltana de Manaus

Publicidade

Famílias vulneráveis da comunidade do Lago do Catalão são beneficiadas com kits de higiene contra a Covid-19

A comunidade Lago Catalão, na ilha de Xiborena, em Iranduba, contou na última semana com as doações dos kits de higiene do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) contendo sabonete, álcool em gel, sabão líquido, entre outros produtos. Atualmente, o local possui cerca de 110 famílias, constituídas por 396 pessoas, entre idosos, adultos, jovens e crianças.

Publicidade

Localizada na Região Metropolitana de Manaus, a comunidade também foi atingida pela segunda onda da COVID-19. Diego Moraes, professor de Ciências em Catalão da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, em contato com o UNICEF, alertou para as dificuldades que a comunidade estava enfrentando. O professor e sua esposa, Claudiane Oliveira, formaram uma rede de voluntários para a distribuição dos kits na comunidade. “Somos gratos ao UNICEF pela oportunidade de nos ajudar. Não existe valor para o sorriso e a lágrima que recebemos durante as entregas. O Lago Catalão será eternamente grato pela oportunidade”.

Essas ações integram a resposta humanitária à pandemia da COVID-19 em centros urbanos do Brasil pelo UNICEF. “E isso estimula parceiros do setor privado para as doações de produtos de higiene, limpeza e outros itens essenciais de saúde e sobrevivência de crianças, adolescentes e suas famílias que estão em situação de vunerabilidade”, explica Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

Os moradores em Catalão vivem da pesca, da extração legal de madeira e dos proventos de programas sociais, entretanto, com a pandemia todas as atividades extrativistas foram suspensas. Raimunda Ferreira, líder comunitária de Catalão, explica que muitos pais e responsáveis estão sem trabalho. “A pandemia aumentou o número de desempregados em nossa comunidade e as entregas dos kits, neste momento, nos ajudam a enfrentar esse vírus”.

Marina Souza, que cresceu em Catalão, hoje com 36 anos, salienta a importância dos kits do UNICEF na proteção contra o coronavírus .“ É muito importante receber um kit como esse. Ele nos ajudará na prevenção contra COVID-19. Muitas vezes, não temos condições de comprá-lo e agradecemos as parcerias, ao UNICEF por olhar pela nossa comunidade”.

“Nosso objetivo é beneficiar comunidades, população em situação de rua, abrigos, indígenas, refugiados e migrante venezuelos, entre outros. É um trabalho em rede, em que o UNICEF se une com empresas que doam produtos ou repassam recursos financeiros e, paralelamente, organizações governamentais ou da sociedade civil, incluindo grupos comunitários e instituições religiosas, que nos apoiam na distribuição desses kits”, conclui Thiago Garcia, coordenador do projeto Povos Indígenas da Amazônia contra a COVID-19.

Entregas em parceria com o Governo do Amazonas

Durante esse momento de segunda onda, decorrente do novo coronavírus, o UNICEF atendeu no fim de janeiro à solicitação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) na doação de 144 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como luvas, máscaras, tocas, aventais, etc., que beneficiarão pelos menos 200 profissionais da rede pública de saúde.

O UNICEF, juntamente com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) e Aldeias Infantis SOS, também já distribuiu, desde janeiro, 1.100 kits de higiene que beneficiaram idosos, população de rua e a rede de acolhimento de crianças e adolescentes da capital. A entrega de 600 kits de higiene para ribeirinhos das Unidades de Conservação próximas a Manaus contou com a ajuda da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). “Outras doações estão sendo mobilizadas, a partir do diálogo com governos, empresas e sociedade civil”, afirma Thiago.

Fotos: Lucianny Mathias

Publicidade

Leia mais

Prefeitura reforça atendimento a famílias afetadas pelas chuvas e altera atualização de cadastro

elayne

Trânsito e transporte terão mudanças temporárias para a Corrida do Fogo no domingo, 26/11

elayne

Em Manaus, Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher acontecerá na Ponta Negra, neste domingo (8)

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais