Conexão Amazônica
BRASIL

Unidade prisional de Coari adota sistema de audiências por meio de videoconferência

Publicidade

A Unidade Prisional de Coari, em parceria com a 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca do município, normatizou o atendimento jurídico e realização de audiências por meio do sistema de videoconferência. A medida foi tomada em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

“A ideia partiu do juiz da Primeira Vara de Execuções Penais da Comarca de Coari, Fábio Lopes Alfaia, e foi implementada pela direção do presídio, que viabilizou um computador e o acesso à internet. Já a webcam foi doada pelo Fórum da Comarca de Coari”, afirma o diretor adjunto, Wendel Sales.

Publicidade

Para realizar os atendimentos na unidade prisional, os advogados devem seguir um protocolo que consiste em entrar em contato com a administração do estabelecimento penitenciário para realizar o agendamento do atendimento, via telefone ou WhatsApp, até 24 horas antes, de acordo com a disponibilidade de dias e horários.

Em casos de audiências judiciais, o procedimento acontece em uma sala especial, climatizada e sempre contará com a presença de um servidor para garantir algum tipo de suporte e a segurança dos envolvidos.

Para Sales, a medida pode se tornar permanente após o retorno dos procedimentos normais, uma vez que toda a estrutura e equipamentos já estarão na unidade. Ele também destaca outras vantagens.

“Essa modalidade de atendimento garante mais segurança para a sociedade e para próprio interno, que não mais precisa fazer o deslocamento até o fórum de justiça da cidade, coibindo qualquer tentativa de fuga ou de atentado contra a sua vida. Outro ponto é a economia de recursos, pois no formato presencial, o Estado tinha de dispor de uma viatura policial para a escolta do interno ao fórum e de dois servidores da Seap para acompanhar. Agora, com as videoconferências, economizamos até na gasolina das viaturas”.

Os atendimentos virtuais terão duração máxima de 30 minutos e acontecem por meio do programa Webex ou por Skype.

Foto: Divulgação/Seap

Publicidade

Leia mais

Secretaria de Inspeção do Trabalho tem novo comando

elayne

Prefeitura intensifica trabalhos do ‘Asfalta Manaus’ no bairro Vila da Prata

elayne

Com 11 casos, SP lidera registro de suspeitos de coronavírus no país

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais