Conexão Amazônica
GERAL

Unidades de saúde da SES-AM recebem instrução sobre novos fluxos de pagamento de serviços

Publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) reuniu nesta sexta–feira (27/11), no auditório do órgão, servidores administrativos das unidades de saúde para as novas orientações sobre pagamentos de serviços a fornecedores. A secretaria está adotando novo Procedimento Operacional Padrão (POP) para fluxo de pagamentos, que inclui uso de Protocolo Virtual na abertura de processos pelos fornecedores. A medida é uma das etapas do projeto de Modernização da Gestão Administrativa do Programa Saúde Amazonas.

Entre as ações está a adoção, a partir de segunda-feira (30/11), do Protocolo Virtual na abertura de processos de pagamentos dos serviços que estão sob a responsabilidade das unidades gestoras. A ação visa dar transparência, celeridade e segurança jurídica aos pagamentos que ainda estão sendo feitos sem cobertura contratual, enquanto a Secretaria avança com o processo de contratualização desses serviços.

Publicidade

O Protocolo Virtual, acessado via site da SES-AM (www.saude.am.gov.br), começou pelos processos de pagamentos da sede da secretaria e agora chega às unidades gestoras, iniciando pelos pagamentos indenizatórios, que são os mais complexos e geram os maiores gargalos na gestão de processos.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, os processos físicos, antes gerados nessas unidades, agora passam a tramitar via Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documento (Siged).

“Com isso, vamos otimizar o tempo e dar mais segurança jurídica na instrução processual dos pagamentos indenizatórios, que são nossos maiores gargalos hoje, porque tomam muito tempo dos servidores envolvidos. Após a eliminação desses processos sem contrato, os procedimentos são outros”, explica.

Tramitação – Toda a documentação necessária à abertura do processo de pagamento deverá ser encaminhada à SES-AM por meio de Protocolo Virtual. Após análise da Comissão de Eliminação de Despesa Sem Cobertura Contratual, instituída por meio de Portaria da SES-AM, a documentação é encaminhada via Siged, para a unidade dar encaminhamento ao processo de pagamento.

As ações estão sendo conduzidas pelo Núcleo de Modernização da Gestão Administrativa da Secretaria Executiva de Gestão Administrativa (Seaga) da SES-AM, que criou Protocolos Operacionais Padrão (POPs), além de manuais e vídeos explicativos para os fornecedores e servidores, orientando sobre como dar entrada pelo Protocolo Virtual e como acompanhar a tramitação dos processos eletrônicos pelo Siged. Todo o conteúdo estará à disposição no site da SES-AM.

FOTOS: Rodrigo Santos e Divulgação/SES-AM

Publicidade

Leia mais

Prefeitura realiza curso de atualização sobre legislação de trânsito para agentes do IMMU

elayne

Prefeitura cria comissão técnica para atualização de protocolos de prevenção à Covid-19

elayne

Prefeitura de Manaus trabalha na limpeza e desobstrução de caixas coletoras no bairro Parque Dez de Novembro

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais