Idealizada pela Rede Amazônica, Glocal e Movimento União BR, a campanha busca levar apoio às comunidades mais afetadas pelo impacto da seca na Amazônia
A campanha Unidos pela Amazônia, lançada em dezembro de 2024, reúne esforços da Rede Amazônica, Glocal e Movimento União BR para mitigar os impactos da pior seca já registrada na história da região. O objetivo principal é apoiar as comunidades que enfrentam escassez de recursos causada pelos impactos da estiagem, que começou antes do previsto e foi mais severa.
A crise hídrica que atinge o estado do Amazonas foi reflexo do nível de chuvas acumuladas abaixo da média entre novembro de 2023 e março de 2024, que antecipou o período de estiagem e afetou ainda mais os sistemas de abastecimento, transporte aquaviário e logísticos, dificultando a chegada de suprimentos e afetando serviços essenciais como saúde e educação.
O estado do Amazonas recebeu cestas básicas, água e refeições nutritivas desidratadas e filtros com capacidade para purificar até 10 mil litros de água por dia, com o apoio das empresas Seguradora Zurich e Zurich Santander e sob a gestão corporativa e financeira do Instituto da Criança. O purificador torna a água não tratada em água própria para consumo humano, retirando impurezas e impedindo a proliferação de doenças.
O transporte dos filtros de São Paulo até Manaus foi realizado com o apoio da LATAM, através do Avião Solidário, que disponibiliza a infraestrutura da companhia aérea para viabilizar a operação.
“É muito gratificante conseguirmos nessa união de forças levar esses equipamentos para região e ajudar as famílias com um item tão essencial, o acesso à água potável. Mas sabemos que ainda tem muito o que fazer diante da seriedade da estiagem.” afirma Tatiana Monteiro de Barros, presidente do Movimento União BR.
Com uma trajetória consolidada em mobilizações de emergência, o Movimento União BR já atua na Amazônia desde 2020 em parceria com a Rede Amazônica, referência em cobertura e engajamento local, e a Glocal, que promove ações voltadas à sustentabilidade e transformação social, a campanha se destaca como um exemplo de colaboração estratégica e comprometimento com o bem-estar das populações afetadas.
“Ficamos muito felizes em participar dessa ação, que leva apoio direto para a população e também vai contribuir significativamente para o desenvolvimento da região, promovendo um impacto positivo a longo prazo”, destacou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.
Rodrigo Baggio, Diretor de Relações Institucionais e Conteúdo de Glocal, reforça a importância das doações: “No momento em que vivemos a pior seca da história da Amazônia, a campanha agradece a cada um dos doadores, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. De pequenos valores a filtros purificadores que ajudarão populações de cidades inteiras, os resultados são impactantes. Mas não podemos esmorecer: os esforços não acabam por aqui. A campanha continua, assim como a necessidade das pessoas impactadas pela seca”.
As doações arrecadadas serão destinadas às comunidades mais atingidas, ajudando a aliviar os impactos da seca que compromete o abastecimento de água, a segurança alimentar e a mobilidade fluvial. A rede de ONGs do Movimento União BR será responsável por auxiliar nas entregas na ponta.
A campanha reforça o apelo à sociedade para somar forças e contribuir com esta causa. As doações podem ser feitas pelo pix: amazonia@movimentouniaobr.com.br.
Para mais informações, acesse a Rede do Bem. Mais vídeos e fotos estão disponíveis aqui.
Outras ações do Movimento União BR levaram apoio a outros locais e comunidades em situação de crise como Pantanal, Rio Grande do Sul, São Sebastião (litoral norte de SP) e Yanomamis.
Sobre o Movimento União BR
O Movimento União BR é um movimento nacional apartidário que reúne voluntários de todo o Brasil e foi fundado em março de 2020. A entidade está presente em todos os estados brasileiros e já beneficiou mais de 30 milhões de pessoas. Além disso, soma mais de R$400 milhões arrecadados e destinados à doação de equipamentos de proteção individual (EPI), na aquisição e distribuição de toneladas de alimentos, na criação de leitos, equipamentos e insumos hospitalares e na gestão de cursos.
Dentre as principais ações do Movimento União BR, se destacam ajudas aos povos indígenas Yanomamis, apoio na reconstrução de estados afetados pelo grande volume de chuvas como Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco, criação de um hub de distribuição de recursos básicos na Romênia para vítimas da guerra da Ucrânia e mais.
O Movimento União Brasil foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2020, Prêmio Escolha do Leitor de 2021 e reconhecido pela ONU como case mundial de sucesso.
Saiba mais: www.movimentouniaobr.com.br | uniaobrorg
Sobre a Glocal
A Glocal é uma plataforma de ideias, ações e conexões que visa impulsionar transformações sociais e ambientais por meio de eventos e projetos focados no desenvolvimento sustentável. Criada pela Dream Factory, a Glocal tem como missão acelerar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo iniciativas que fomentam mudanças positivas e práticas regenerativas.
Com o lema “Pensar global, agir local”, a plataforma articula soluções em oito pilares estratégicos: Glocal Summits, Glocal Regionais, Glocal B2B, Glocal Escolas, Glocal Comunidades, Glocal Lab, Feiras Glocal e Palco Glow. Os Summits, carros-chefes da plataforma Glocal, são marcados por debates, exposições, experiências imersivas e apresentações culturais, fortalecendo o engajamento com as questões mais urgentes da Agenda 2030.
Desde suas primeiras edições, a Glocal impactou diretamente mais de 30 milhões de pessoas, incluindo 75 mil participantes presenciais, e ofereceu mais de 550 horas de conteúdo por meio de workshops, oficinas e palestras de especialistas.
Seu diferencial está na metodologia de escuta ativa e cocriação, promovendo a formulação de políticas públicas e a mobilização de comunidades para que juntas contribuam para um futuro mais sustentável.
Para mais informações sobre os projetos e eventos da Glocal, acesse www.glocalexperience.com.br e siga @GlocalExp no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Sobre a Fundação Rede Amazônica
A Rede Amazônica é o maior grupo de comunicação da região Norte do Brasil. Com mais de quatro décadas de história, tem desempenhado um papel fundamental na promoção da informação, educação e entretenimento para milhões de pessoas, conectando comunidades, gerando conhecimento e promovendo o desenvolvimento regional.
Sobre a Seguradora Zurich
A Seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado.
O Zurich Insurance Group (Zurich) é um segurador líder multilinha que serve tanto pessoas físicas como empresas em mais de 200 países e territórios. Fundada há mais de 150 anos, a Zurich vem transformando o setor segurador. Além de fornecer proteção por meio dos seguros, a Zurich disponibiliza cada vez mais serviços de prevenção, como por exemplo os serviços que promovem o bem-estar e os que reforçam a resiliência climática. O Grupo Zurich tem cerca de 60 mil colaboradores e tem sede em Zurique, na Suíça. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está cotado na SIX Swiss Exchange e tem um programa de American Depositary Receipt (ZURVY) de nível I, que é negociado livremente no OTCQX.
Sobre a Zurich Santander
A Zurich Santander Brasil Seguros e Previdência é uma joint venture entre os Grupos Zurich e Santander, dois dos maiores conglomerados do mundo nos setores segurador e financeiro, com mais de 12 anos de atuação no Brasil, Argentina, Chile, México e Uruguai, além da sede na Espanha. Com o propósito de “inovar diariamente para que as pessoas e seus projetos estejam protegidos e o setor seja cada vez mais humano, ético e sustentável”, a companhia conta com mais de 8 milhões de clientes e distribui seus produtos de seguros e previdência através da rede de distribuição do Banco Santander.
Sobre o Instituto da Criança
O Instituto da Criança é um gestor social que promove o desenvolvimento humano. A organização conecta pessoas e empresas a projetos sociais, atuando com diversos públicos e causas. O Instituto é a segunda melhor organização social do Brasil e uma das 100 melhores do mundo segundo o thedotgood, ranking internacional que avalia os impactos locais e globais de organizações sociais (https://thedotgood.net/ranking/2023-brazil-50-sgos/).
Por meio do investimento social privado e da gestão de projetos, o Instituto tem como propósito inspirar a solidariedade para transformar vidas. Com 30 anos de história, possui uma Rede Integrada com mais de 900 organizações sociais em 24 estados do Brasil e no Distrito Federal. Ele proporciona oportunidades para que essas Organizações da Sociedade Civil ampliem sua atuação e tenham maior capacidade de desenvolvimento, gerando mais impacto nas causas em que atuam e defendem, fortalecendo assim o Terceiro Setor.
O Instituto da Criança possui dois selos: Organização Transparente e o Selo Doar, ambos são concedidos pelo Instituto Doar. Vale destacar ainda que é auditado anualmente pela EY.
Foto: Carlos Prado