Conexão Amazônica
GERAL

Universidade recebe doação do acervo bibliográfico de Ruy Lins

Publicidade

Na tarde desta sexta-feira (23), a biblioteca da Universidade Nilton Lins recebeu a doação do acervo bibliográfico pessoal de Ruy Alberto Costa Lins, irmão mais velho do fundador da instituição, Nilton Lins. O evento contou com a presença da família, que oficializou a entrega do acervo em uma cerimônia realizada no Salão Nobre da Biblioteca Aderson Dutra.

Ruy Lins, reconhecido advogado e economista, deixou um legado importante na área acadêmica e profissional do Estado. Além de ter sido professor na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), também ocupou a direção da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em 1979. Sua dedicação à educação e ao desenvolvimento econômico da região amazônica o tornou uma figura emblemática no meio acadêmico e empresarial.

Publicidade

Mestre em Análises Econômicas pelo Conselho Nacional de Economia, Lins ocupou a cadeira número 10 da Academia Amazonense de Letras e publicou vários livros com temas relacionados à história e ao desenvolvimento do Estado, como: Principais Linhas de Ação da Superintendência da Zona Franca de Manaus e Institucionalização do Conceito de Amazônia Ocidental: Políticas e Estratégias para sua Ocupação e Desenvolvimento.

A doação do acervo bibliográfico de Ruy Lins representa um marco significativo para a Universidade Nilton Lins. Composta por livros, artigos, documentos, imagens, medalhas e outros materiais, a coleção será um valioso recurso para estudantes, pesquisadores e professores, enriquecendo o conhecimento disponível na instituição.

“É importante para o Estado, para a Universidade e para a nossa história familiar que este vasto material produzido por Ruy Lins, esteja dentro da academia fundada pelo seu irmão mais novo e meu pai. Ambos foram fundamentais para o desenvolvimento do Amazonas e agora estes legados se unem e estarão à disposição da sociedade”, destacou a Reitora Gisélle Lins Maranhão.

De acordo com os filhos de Ruy Lins, Frederico e Alexandre Pessoa Lins, o vasto acervo ainda não foi totalmente catalogado e muitos outros materiais ainda serão encaminhados para a Universidade.

“Estamos muito contentes e agradecidos por este espaço que a Universidade abriu para o legado pessoal e profissional de nosso pai. Ainda há muita coisa para resgatar e que posteriormente será trazida para a academia, com consequências positivas para Manaus e todos os pesquisadores interessados em conhecer aspectos econômicos e sociais de nosso estado durante este período”, afirmaram os irmãos.

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus autua 72 motoristas por dirigirem com as lâmpadas apagadas durante a noite

elayne

Joana Darc denuncia crime político contra vereadora em Manacapuru

elayne

Com este “Novo Normal” muitas mães buscam hábitos saudáveis com o objetivo de uma qualidade de vida melhor

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais