Manaus – Na manhã desta quarta-feira (12), o governador do Amazonas, Wilson Lima, comemorou em suas redes sociais, o anuncio que foi feito pelo secretario Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Costa, da aprovação do projeto que beneficia a ampliação da empresa LG no Polo Industrial de Manaus.
Wilson Lima, destacou que com este anuncio a empresa irá ofertar o dobro de postos de trabalho previsto no projeto inicial.
“É uma boa notícia para o Polo Industrial de Manaus, estamos vivendo em um momento onde muitos trabalhadores foram para a informalidade por conta do fechamento de várias fabricas, com a vinda da LG a expectativa que outras empresas que tenham o mesmo interesse no nosso estado, gerando emprego e renda ao nosso as nossas famílias”, disse o govenador.
A LG havia anunciado no início do mês de abril o fim da produção na fábrica de Taubaté (SP). A empresa sul-coreana decidiu encerrar as operações globais em celulares, no Brasil produzido exclusivamente na unidade, e transferir o setor de monitores e notebooks para a fábrica de Manaus (AM).
A medida gerou o fechamento de 700 postos de trabalho diretos, além de afetar a cadeia produtiva na região. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, três fornecedoras exclusivas da LG também devem encerrar as atividades com a perda da demanda da sul-coreana.
A decisão de encerrar a produção em Taubaté está ligada principalmente na saída da sul-coreana do mercado de celulares. A fábrica no interior de São Paulo era a única da companhia no país voltada para a produção de smartphones.
Com a queda na produtividade da planta, a empresa decidiu pela transferência do setor de monitores e notebooks para outra unidade. Assim, a LG deixa de produzir em Taubaté e deve manter apenas o setor de call center e assistência técnica na cidade.