Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Urologista alerta risco de câncer de pênis no Amazonas  

Publicidade

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) faz o diagnóstico de aproximadamente 12 casos de câncer de pênis por ano e o número de amputações do órgão genital por conta da doença segue o mesmo quantitativo. De acordo com o urologista Flávio Antunes, a fimose, associada à falta de higiene, tabagismo e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), são os principais fatores de risco.

“A frequência com que o câncer de pênis acontece, se destaca do resto do Brasil e em outras regiões do mundo inteiro. Um dos fatores de risco é a fimose, que afeta adultos e crianças. Existem várias causas para a fimose. Geralmente, são características genéticas do paciente. A maioria já nasce assim, mas alguns podem desenvolver a condição”

Publicidade

A fimose masculina ocorre quando o homem tem dificuldade em expor a cabeça do pênis por conta do excesso ou estreitamento de pele.
“Existem várias causas para a fimose. Geralmente, são características genéticas do paciente. A maioria já nasce assim, mas alguns podem desenvolver a condição. Assaduras frequentes causadas por fraldas também podem fomentar o surgimento da fimose”, destacou o urologista.

Para diminuir os riscos de desenvolvimento de câncer de pênis é importante: realizar a higienização correta e diária; expor sempre a glande para limpá-la sistematicamente e sempre usar preservativos nas relações sexuais.
Por isso quando se faz o diagnóstico é necessário tratar a fimose

O tratamento da fimose pode ser feito com o uso de cremes tópicos, principalmente em crianças menores. Nas crianças maiores e nos adultos deve ser realizado o procedimento cirúrgico. “O ideal é que a cirurgia seja feita antes da adolescência.”.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus participa em Brasília da 4ª Conferência Nacional de Cultura

elayne

Ministério da Saúde apresenta dados e ações de combate à aids no país

elayne

PC-AM prende três pessoas envolvidas em estupro de vulnerável, exploração sexual e favorecimento à prostituição contra adolescente de 13 anos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais