Através de recurso na ordem de R$ 1 milhão, proveniente de emenda parlamentar conjunta, de autoria dos deputados estaduais Felipe Souza (Patriota) e João Luiz (Republicanos), chegou neste sábado (6), ao município de Humaitá, distante 590 km de Manaus; a única usina de oxigênio adquirida (até agora) por meio de emenda parlamentar ao interior do Amazonas.
De acordo com Felipe, a usina já deveria estar atendendo ao hospital regional de Humaitá desde o ano passado, quando a verba foi enviada pelos parlamentares, “não foi possível, apesar das nossas cobranças, termos a usina em pleno funcionamento ainda em 2020, porém ela continua sendo extremamente importante, porque infelizmente a pandemia ainda não acabou, e tenho certeza que vai beneficiar não apenas os humaitaenses como também os moradores das regiões vizinhas” enfatizou Souza.
João Luiz concorda, “a usina irá permitir a produção de oxigênio na unidade de saúde, garantindo o abastecimento ininterrupto. Além disso, vai assegurar uma assistência mais eficaz aos pacientes de Covid-19. É um equipamento extremamente essencial para salvar vidas tanto do município quanto de cidades adjacentes, uma vez que Humaitá é cidade-polo da região.”
A usina geradora de oxigênio medicinal
tem capacidade de produção de 5.3 metros cúbicos do gás, por hora.