Conexão Amazônica
SAÚDE

Vacinação contra a Covid-19 em Manaus tem mais de 66 mil agendamentos para esta semana

Publicidade

Prefeitura de Manaus deve vacinar mais de 66 mil pessoas contra a Covid-19 até o próximo sábado, 24/4, com a primeira e segunda dose das duas vacinas: CoronaVac e AstraZeneca. Os agendamentos podem ser consultados na plataforma da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/). Nesse total estão as pessoas de 35 a 54 anos que tenham alguma das comorbidades especificadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que deverão receber a primeira dose do imunizante.

Também durante a semana está sendo aplicada a segunda dose em idosos que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford entre os dias 29/1 e 3/2, e em idosos de 60 a 63 anos e pessoas com diabetes, cardiopatias e obesidade, que tomaram a CoronaVac.  

Publicidade

“A prefeitura não está medindo esforços para avançar na vacinação contra a Covid-19. Hoje, completam exatos três meses de mobilização das equipes da Semsa no atendimento às pessoas mais vulneráveis ao vírus em postos estratégicos em todas as zonas da cidade. Com a aplicação da primeira dose, já ultrapassamos algumas metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para alguns grupos prioritários de idosos e também de profissionais de saúde”, disse o prefeito David Almeida.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, chama a atenção das pessoas que deverão tomar a segunda dose da vacina AstraZeneca, para que consultem a data no Imuniza Manaus, onde consta a informação de data e local para ser imunizado. “Nosso sistema está programado para definir as datas dentro do que orientam os laboratórios, considerando, além disso, o local de moradia do usuário e a capacidade de atendimento dos postos de vacinação, a fim de evitar aglomerações e reduzir o tempo de espera. Aquela anotação feita à lápis, no cartão de vacina, indica a data-limite para a segunda dose e serve de referência para quem, por algum motivo, não conseguiu fazer o cadastro ou consultar o agendamento eletrônico”, orientou.

A autônoma Luciana Coutinho, de 52 anos, tomou a primeira dose de CoronaVac no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. “É muito importante, para que a gente não perca mais pessoas que a gente ama. Eu já perdi e sei como é a dor. Eu apoio e incentivo as pessoas a virem se vacinar”, disse.  

Até as 13h desta segunda-feira, já haviam sido aplicadas em Manaus 393.277 doses, sendo 293.202 primeiras doses de CoronaVac e de AstraZeneca e 100.075 segundas doses. Dados da Semsa, consolidados na última quinta-feira, 15,  apontam que foram aplicadas 91% do total de 305,9 mil doses de CoronaVac e AstraZeneca enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) para vacinar os grupos prioritários com a primeira dose contra a Covid-19, em Manaus, e que 52% das 164 mil doses de CoronaVac destinadas à segunda dose já foram utilizadas.

Dos públicos já atendidos, a Semsa vacinou, com a primeira dose, 100,7% dos trabalhadores de saúde; 95,9% dos idosos com 80 anos e mais; 91,9% dos idosos de 75 a 79 anos; 93% dos idosos de 70 a 74 anos; 92,3% dos idosos de 65 a 69 anos; e 87,4% dos idosos de 60 a 64 anos.

Calendário de vacinação para esta semana:

Pessoas com as comorbidades especificadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19

Terça-feira, 20 – 48 a 51 anos

Quarta-feira, 21 – 44 a 47 anos

Quinta-feira, 22 – 41 a 43 anos

Sexta-feira, 23 – 37 a 40 anos

Sábado, 24 – 35 e 36 anos

Segunda dose para idosos de 60 a 63 anos e para pessoas com diabetes, cardiopatias e obesidade – de 19 a 24/4

Segunda dose para idosos que receberam a primeira dose de AstraZeneca/Oxford entre 29/1 e 3/2 – de 19 a 24/4

Pontos de vacinação com funcionamento das 9h às 16h:

Zona Norte

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (rua Gandu, 119, Cidade Nova)

Terminal de Integração 6 (avenida Comendador José Cruz, no bairro Lago Azul)

Zona Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia (avenida Silves, 2.222- Crespo)

Universidade Paulista – Unip (avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro)

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/Am (avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José)

Zona Oeste

Balneário do Sesc/Am (avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto)

Centro de Convenções de Manaus/Sambódromo – (avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste)

— — —

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Fotos –  João Viana / Semcom   

Publicidade

Leia mais

A mpox vai ser a próxima Covid? Tire dúvidas

elayne

Vacina contra a Covid-19 pode ser obtida em nove pontos de Manaus neste sábado, 27/5

elayne

Setembro Amarelo: Afya Educação Médica oferece atendimento psiquiátrico gratuito em Manaus

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais