Conexão Amazônica
SAÚDE

Vacinação contra influenza segue em 167 unidades de saúde até sexta-feira, 15/12

Publicidade

Na reta final da vacinação contra a influenza (gripe), a Prefeitura de Manaus reforça o convite às pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS) para que busquem o imunizante em uma das 167 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até a sexta-feira, 15/12. As unidades seguem ainda abertas para a atualização vacinal de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, durante a estratégia de multivacinação, que se encerra na mesma data.

A lista com as unidades abertas ao público, com dias e horários de atendimento, pode ser conferida em https://bit.ly/SalasVacinaManaus. Os usuários devem apresentar CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) para receber os imunizantes.

Publicidade

A vacina contra a gripe é indicada para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias do parto), idosos, trabalhadores da saúde, indígenas e professores do ensino básico ao superior. Para esses grupos, que compõem uma população estimada em 567.752 pessoas, a meta de imunização estipulada pelo MS é de 90%.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforça que mesmo as pessoas que já foram vacinadas contra a influenza neste ano devem receber nova dose. Isso porque a estratégia anual de imunização contra a doença na região Norte, ela explica, agora vai passar a ocorrer no segundo semestre, antes do período das chuvas, que é de maior risco de transmissão das síndromes gripais.

“Quem deixar de tomar a dose nesta etapa só vai poder receber outra no final do próximo ano. Se você faz parte dos grupos prioritários, vá a uma das nossas unidades para renovar sua proteção até a vacinação de 2024”, orienta a secretária.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, enfatiza que a vacina influenza trivalente, utilizada no Sistema Único de Saúde (SUS), pode ser aplicada junto com outros imunizantes do calendário básico e também com a vacina contra a Covid-19.

“A influenza é altamente transmissível, e pode causar de quadros leves a graves, podendo até levar a óbito. Além de proteger contra a doença, reduzindo o risco de complicações e de morte, a vacinação ajuda a diminuir a circulação do vírus entre a população”, aponta.

Além dos sete grupos prioritários com metas definidas pelo MS, a vacinação contra a influenza é voltada ainda a pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; caminhoneiros; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

Para esses grupos, a estratégia de vacinação busca alcançar o máximo de pessoas imunizadas, sem meta estabelecida.

Multivacinação

As unidades da Semsa seguem abertas também para a multivacinação, voltada a crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, não vacinadas ou com esquema incompleto no Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo da estratégia de imunização é elevar a cobertura vacinal no município e fortalecer a proteção da população da capital amazonense contra doenças preveníveis por vacina.

Shádia Fraxe reitera a importância de pais e responsáveis manterem atualizada a caderneta vacinal dos filhos, em especial crianças menores de 1 ano de idade.

“As vacinas contribuem para a saúde da criança no primeiro ano de vida, que é uma fase extremamente importante, prevenindo doenças que podem afetar o desenvolvimento dela, como a poliomielite ou o sarampo”, pontua a secretária.

Todas as vacinas recomendadas para o público de 0 a 14 anos são ofertadas na multivacinação. Dentre elas, Hepatite B, Poliomielite VIP, Poliomielite VOP, Rotavírus, Pentavalente (DTP + HIB + HB), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), DT (Difteria e Tétano), Papilomavírus Humano, Varicela, Hepatite A, Meningocócica ACWY, e dTPa (adolescentes grávidas), estão disponíveis em todas as 167 salas de vacina da Semsa.

Já a vacina BCG está disponível apenas em unidades específicas, listadas no link https://bit.ly/SalasBCGManaus.

Texto: Jony Clay Borges / Semsa

Fotos: Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Secretária de saúde Shádia Fraxe testa positivo para Covid-19

elayne

Icam faz atividade alusiva ao Dia de Combate à Gastrosquise

elayne

Campanha contra Influenza inicia com três grupos prioritários para imunização

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais