Com o objetivo de somar com as ações da campanha Setembro Amarelo, o Centro de Ensino Literatus tem realizado ao longo do mês uma série de atividades com toda a sua comunidade acadêmica. O tema “Valorização da Vida” inclui atividades como bate-papo e dramatizações.
As ações têm acontecido nas duas sedes, localizadas na rua Pará e na rua Paraíba, em Manaus, em todos os turnos, e já fazem parte do calendário anual da instituição por meio de uma programação de conscientização.
Segundo a coordenadora pedagógica do Literatus, Ana Cláudia Ferreira, a ideia é que os alunos, professores e colaboradores da instituição tenham a oportunidade de refletir e disseminar informações sobre a importância da saúde mental.
“Ansiedade, depressão e suicídio são assuntos considerados tabu por muitas pessoas, por isso é essencial falarmos cada vez mais a respeito e reforçar a importância do apoio da família e amigos, além de que quem estiver com dificuldades de lidar com problemas relacionados a sua saúde mental deve procurar ajuda profissional”, disse a coordenadora do Literatus.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo a cada ano. Entretanto, há uma subnotificação de episódios do tipo, o que pode fazer com que o total real de casos chegue a mais de 1 milhão. No Brasil, a estimativa é de haver 14 mil casos de suicídio por ano, o que leva a uma média de 38 pessoas suicidando-se por dia.