Conexão Amazônica
AMAZONAS

“Vampirão” estará recebendo doações de sangue nesta quinta-feira, no Shopping Ponta Negra

Publicidade

O Shopping Ponta Negra, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), estará realizando nesta quinta-feira (23), das 13h às 19h, uma campanha de doação de sangue. A Unidade Móvel do Hemoam, conhecida como “Vampirão”, estará no estacionamento externo (L1) do shopping para atender as pessoas que quiserem fazer a doação de sangue.

“Estamos felizes em poder receber uma campanha que ajuda a conscientizar a população local sobre a importância deste gesto solidário, que ajuda a salvar muitas vidas todos os dias”, destacou a coordenadora de marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado.

Publicidade

Nesta terça (21) e quarta-feira (22), das 10h às 22h, o Hemoam estará com um estande, localizado no primeiro piso (L1) do mall, para divulgação da campanha e ainda tirar dúvidas a respeito das doações.

A subgerente de coleta externa do Hemoam, Eleonora Alencar, conta que o órgão tem intensificado as ações de coleta com o objetivo de alcançar até mil bolsas de sangue até o carnaval. “Estamos trabalhando para garantir um bom estoque para esse período, que é quando a demanda aumenta”, informa.

Pessoas de todos os tipos sanguíneos poderão doar. “Principalmente quem possui o O-, que é doador universal, ou seja, doa para todos os tipos do grupo, e o O+, que é o sangue mais comum na população amazonense”, disse Eleonora.

Durante a ação no Shopping Ponta Negra, as pessoas passarão por uma triagem da equipe da saúde do Hemoam, e será necessário preencher os requisitos para estar apto a doar sangue.

Entre eles, ter acima de 18 anos, portar um documento oficial com foto, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), pesar acima de 50 quilos, ter tido uma boa noite de sono (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), não ter ingerido medicamento e nem bebida alcoólica.

Pessoas que tiveram Hepatite após os 11 anos de idade, Malária, algum tipo de câncer, Doença de Chagas ou se foi submetido a transplante de órgãos ou de medula, não poderão participar da doação. O Hemoam obedece a normas do Ministério da Saúde, que visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador.

Publicidade

Leia mais

Em meio à pandemia do coronavírus, inverno Amazônico é preocupação na região

elayne

Wilson Lima e governadores se reúnem para alinhar pauta que será tratada com o presidente Jair Bolsonaro

elayne

Bebê de 1 ano desaparece após cair nas águas do Rio Negro

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais