Conexão Amazônica
CIDADES

Vencedores do Concurso da Merenda Escolar participam de Simpósio sobre Inclusão Social e Produtiva Rural da Agricultura Familiar

Publicidade

Atividade busca favorecer aproximação entre empreendedores da agricultura familiar, que fornecem alimentos, e os órgãos públicos compradores

Sob o comando da chef Teresa Corção, do Instituto Maniwa, os vencedores do concurso “Melhores Receitas Regionais da Alimentação Escolar” da capital e do interior participaram, na manhã desta terça-feira (17/03), do II Simpósio Regional de Inclusão Social e Produtiva Rural da Agricultura Familiar de Manaus 2020. Os merendeiros se juntaram à equipe da chefe de cozinha e realizaram a preparação de todo o cardápio do evento, com receitas regionais, como peixe, frutas e legumes.

Publicidade

A ação, promovida pelo Comando da 12ª Região Militar, em parceria com o Ministério da Cidadania, busca favorecer a aproximação entre empreendedores da agricultura familiar, que fornecem alimentos, e os órgãos públicos compradores, possibilitando novas oportunidades de mercado, gerando renda para várias famílias, e facilitando os circuitos curtos de abastecimento.

Jhonata da Silva Bichara, um dos vencedores do concurso no município de Benjamin Constant – a 1.121 quilômetros de Manaus – fala sobre a experiência de poder trazer um pouco mais da culinária regional para o evento. “Aqui no Amazonas nós temos uma gama de frutas e alimentos potencialmente nutritivos, por isso é de extrema importância que estes alimentos sejam inseridos na nossa alimentação diária”, opina.

Já a merendeira Vanderlândia Penaforth, do município de São Paulo de Olivença – a 985 quilômetros de Manaus – explica a importância de utilizar a alimentação escolar como ferramenta para mudanças de hábitos. “Trazer para um evento grandioso como este é a oportunidade de mostrar como alimentos regionais podem ser fonte de alimentação diária para outros órgãos, assim como se tornou em muitas escolas estaduais”, conta.

Durante o evento, aconteceu a mostra de produtos oriundos da agricultura familiar, tais como: hortaliças (couve, coentro, pimentão e alface), itens da avicultura (ovos), além de flores ornamentais e produtos orgânicos.

Palestras – O tenente-coronel Fúlvio enfatizou ainda os debates ocorridos durante o dia. “Todos os presentes tiveram a oportunidade de participar de palestras e debates que tratam sobre a qualificação das aquisições de alimentos da agricultura familiar, a contribuição das representações da agricultura familiar no estado, além de abertura para debates e apreciação de materiais e degustação de produtos dos agricultores familiares”, explicou.

Concurso – A disputa “Melhores Receitas Regionais da Alimentação Escolar” é promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e visa valorizar o papel das merendeiras e dos merendeiros das escolas estaduais do Amazonas, promovendo a alimentação regional saudável e adequada no ambiente escolar, mobilizando a comunidade acadêmica para a educação alimentar e nutricional (EAN).

FOTOS: Eduardo Cavalcante

Publicidade

Leia mais

Recursos concedidos pelo Governo do Estado são aplicados na saúde de Rio Preto da Eva

elayne

Hapvida inaugura nova unidade de Transplante de Medula Óssea em Fortaleza

elayne

FCecon assina contratos e garante continuidade de serviços endoscópicos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais