Conexão Amazônica
ECONOMIA

Vendas do comércio do Amazonas têm terceiro pior resultado em 12 anos

Publicidade

Setor varejista do AM reduziu em 1,3% as vendas em 2021, oposto da média do País, que cresceu 1,4%, o quinto ano positivo consecutivo

O volume de vendas do comércio varejista do Amazonas no ano passado retraiu 1,3%, o terceiro pior resultado de toda a série histórica de 12 anos da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi o oposto da média do País, que cresceu 1,4%, o quinto ano positivo consecutivo.

De acordo com o IBGE, o resultado de 2021 superou apenas 2015 e 2016, anos de crise econômica. Já a receita nominal do varejo no Amazonas cresceu 10,9%, aumento atribuído pelo instituto à inflação.

O comércio ampliado, que inclui automóveis, peças e material de construção, retraiu 0,5% no ano passado, enquanto que a receita nominal avançou 11,8%. Já em relação a dezembro de 2021, frente a novembro, o crescimento foi de 1%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, porém, houve queda de 3,8%.

A receita nominal do varejo ampliado, apresentou taxas positivas: 2,5% de alta em dezembro, frente ao mês anterior; de 5,6%, em dezembro de 2021, na comparação com dezembro de 2020.

O IBGE aponta que a variação percentual que compara a receita nominal do mês atual com a do mês anterior, de 0,5%, obtida em dezembro, colocou o varejo do Amazonas na 4ª posição entre as Unidades da Federação. Os piores desempenhos foram os de Rondônia (-4,8%), Rio de Janeiro (-4,1%) e Ceará (-3,5%). E os melhores desempenhos, os de Tocantins (3%), Goiás (0,7%) e Piauí (0,7%).

Fonte:TH

Publicidade

Leia mais

Setor da alimentação fora do lar consegue manter resultado positivo no mês de junho de 2022

Daly Ruiz

Guedes anuncia R$ 147,3 bi em medidas emergenciais contra coronavírus

elayne

Caixa paga hoje penúltima parcela do auxílio emergencial

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais