Através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), em parceria com a Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), encerrou, nesta sexta-feira, 29/8, o curso de “Manipulação de Alimentos e Boas Práticas de Higienização”.
O curso foi destinado aos vendedores informais que vão trabalhar nos perímetros da avenida 7 de Setembro e na Praça da Matriz, área externa do maior festival a céu aberto, o “#SouManaus Passo a Paço 2025”.
Após três dias de inscrições realizadas pela Semacc, no mirante Lúcia Almeida, um total de 400 trabalhadores informais conseguiram preencher as vagas disponibilizadas.
De acordo com o diretor do Departamento de Comércio Informal (Decin) da Semacc, Jorge Pimentel, o curso é de suma importância para todos. Nosso objetivo é capacitar os ambulantes que vão atuar no ‘#SouManaus’, garantindo que trabalhem com todo cuidado e procedência. Com isso, quem participa do evento pode consumir tranquilo, sabendo que, por trás de cada barraca, há orientação técnica e compromisso com a segurança alimentar”, concluiu Pimentel.
Do outro lado a fiscal da Visa Manaus, a nutricionista Gizeli Giffoni, enfatizou a importância da capacitação para os vendedores, “Esse curso é essencial, porque garante que os vendedores estejam preparados para oferecer alimentos de forma segura e adequada. Nós orientamos sobre higienização correta, manipulação adequada e boas práticas no momento da venda, o que reduz riscos e melhora a qualidade do serviço oferecido à população”, ressaltou.
Os participantes receberam orientações sobre higiene, manipulação correta dos alimentos e principalmente o modo correto para o armazenamento. Com esse aprendizado os vendedores podem aliar o bom atendimento a qualidade e segurança na venda de seus produtos.
Para a vendedora Ana Paula Souza a capacitação vai muito além do festival. “Estou superfeliz em aprender a manipulação dos alimentos. Assim, vou poder aplicar os ensinamentos práticos já nesse evento da prefeitura, e também em outras oportunidades de trabalho. Esse aprendizado é para a vida”, disse.
A valorização dos trabalhadores informais integra uma das ações elaboradas pela Prefeitura de Manaus, que tem como objetivo organizar o comércio ambulante, a promoção de eventos seguros e a venda de alimentos de qualidade e a estrutura adequada para o cliente.
Fotos – Gildo Smith/Semacc