De acordo com o vereador a PL é específica aos casos de pacientes diagnosticados sem a necessidade de internação
O corregedor da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Everton Assis (PSL) apresentou o Projeto de Lei n. 119/2020, que estabelece aos pacientes de Covid-19 em situação de isolamento domiciliar e sem necessidade comprovada de internação, a monitoração diária remota por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
De acordo com o vereador a PL é específica aos casos de pacientes diagnosticados sem a necessidade de internação. Garantindo os cuidados durante o período de recuperação da doença, sem pôr em risco os profissionais da saúde que irão monitorar o quadro do paciente.
“Por meio desta proposta legislativa pretendemos reiterar a importância do isolamento social durante o período de surto do Novo Coronavírus em Manaus, em especial aos pacientes que foram diagnosticados de forma positiva para a COVID-19 e garantir que essas pessoas serão assistidas evitando que os casos se agravem em casa”, destacou o parlamentar.
A proposta garante o cuidado remoto aos munícipes diagnosticados e em isolamento social por meio de contato telefônico, por aplicativos de mensagens, telemedicina ou quaisquer outros, promovendo o distanciamento necessário entre estes os profissionais da rede pública e os pacientes assistidos.
Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) até a segunda-feira (27/4), o Amazonas registrou 3.928 casos, desse total, 2.091 pessoas estão em isolamento social ou domiciliar, e 69,7% é de Manaus.
O projeto está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus em caráter de urgência.