Como vice-presidente da Comissão de Serviços e Obras Pública (Comserp), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Peixoto (PTC) acompanhou na noite desta segunda-feira (31/5), o prefeito David Almeida (Avante) na liberação do tráfego no complexo viário Professora Isabel Victoria, conhecido como viaduto do Manoa, localizado na Cidade Nova, zona Norte da cidade.
“Ressalto e parabenizo nas pessoas do prefeito de Manaus, David Almeida e do vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta que trabalharam para que hoje a obra fosse entregue com total segurança à população manauara”, disse Peixoto.
A obra que custou R$ 48 milhões aos cofres públicos foi inaugurada às pressas na gestão passada, no dia 31 de dezembro de 2020. A construção foi interditada no primeiro da gestão do prefeito David Almeida, menos de 24 horas após a inauguração, por apresentar uma série de falhas que colocavam em risco à segurança dos usuários.
“Um laudo técnico, elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM), identificou falhas graves na obra que foi entregue pela gestão passada sem estar concluída”, explicou Peixoto.
A análise isenta, realizada pelo Crea, constatou que as cabeceiras de acesso ao viaduto estavam com uma inclinação muito além do que é recomendado pelas normas de engenharia, o que poderia ocasionar acidentes caso a obra fosse liberada.
Peixoto destacou que nesse período em que o viaduto ficou interditado “foram realizadas obras de adequação e reparo pelas empresas que formam o consórcio vencedor da licitação, sem qualquer custo adicional aos cofres públicos”, ressaltou Peixoto.
Foto: Roziel Brito