O vereador Peixoto (PTC) esteve reunido nesta sexta-feira, (09/7), em seu
gabinete na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com Luanne Batista, que faz parte a Direção da Operadora Claro, e atende em Brasília, a qual participou de forma on-line, com as lideranças da área rural e ribeirinhas para tratar sobre a internet rural.
Neste primeiro encontro, articulado pelo vereador, lideranças como Daniel Araújo, que é presidente do Fórum Permanente das Comunidades Rurais ( Fopec), Yanne Rodrigues, da comunidade do Arara, o tuxaua Waldemir da Silva, etnia Kambeba, que é o presidente da Comunidade Três Unidos, situada às margens do rio Cuieiras compartilharam suas experiências e anseios de ter um sinal de internet na região.
Durante a conversa, Peixoto solicitou da empresa a melhoria da transmissão do sinal de internet e de telefonia móvel para a zona rural do município.
“Melhorar o sistema de comunicação é de suma importância. Quero destacar, que na referida região, residem muitas famílias e os mesmos não conseguem uma comunicação via internet ou telefonia móvel. Esse isolamento tecnológico afeta a qualidade de vida desses munícipes. A instalação de uma torre de transmissão de internet e de telefonia móvel é de extrema necessidade para os moradores da zona rural do nosso município”, justificou o vereador.
O parlamentar foi enfático ao destacar que o surgimento da internet promoveu diversos efeitos e alterações nas relações sociais. “O pleno acesso e uso da internet se tornou uma necessidade básica e de fundamental importância na vida do ser humano, seja para o estudo, trabalho e até como meio de informação é de cidadania”, esclareceu Peixoto.
Segundo o vereador Peixoto, a empresa de telefonia já estuda expandir o sinal de internet, o que deve beneficiar algumas comunidades que hoje ainda não tem acesso à rede mundial de computadores.
“Imagine a quantidade de pessoas que vão ser beneficiadas – do estudante aos profissionais médicos – por exemplo, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde nessas áreas onde a comunicação é precária”, disse Peixoto.
Foto: Pedro Santos