Conexão Amazônica
POLÍCIA

Violência doméstica segue alta no Amazonas

Publicidade

Somente em Manaus foram 18.870 casos. Já no interior foram registradas outras 909 ocorrências, a maioria delas, em Manacapuru (a 98 quilômetros de Manaus)

O índice de crimes praticados contra mulheres no Amazonas ainda é alto e, neste dia 8 de março, serve como alerta para a triste realidade no estado. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), durante todo ano passado, foram registrados em todo o Estado 19.779 casos. No ano anterior, 2020, foram contabilizadas 25.391.

Publicidade

Para a delegada Débora Mafra, da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), a leve diminuição é resultado do elevado número registrado nos últimos anos, que segundo ela, ajudaram a diminuir a violência corriqueira. Mas a estrada ainda é longa.

Os números apresentados pela SSP indicam que ano passado, por dia, cerca de 54 mulheres sofreram algum tipo de violência dentro de casa. Somente em Manaus foram 18.870 casos. Já no interior foram registradas outras 909 ocorrências, a maioria delas, em Manacapuru (a 98 quilômetros de Manaus).

Manaus é a localidade com maior número de ocorrências, que, entre elas, se destacaram a de ameaça, com 5.337 casos. Logo em seguida aparecem, injúria com 2.565, vias de fato com 1.748, lesão corporal com 1.111 e violência psicológica com 488 registros.

Denúncias

Em 2020, esse número foi mais alto e chegou à marca de 25.391 casos. Mas, de acordo com a delegada da Mulher, Débora Mafra, a queda nesses números no ano passado são reflexos do quantitativo de denúncias registrado no ano anterior. Para ela, quanto maior o número de denúncias, menos casos aparecem, porque, o agressor em potencial sabe que pode ir parar na prisão.

“Cada denúncia, é um feminicídio a menos”, destacou Mafra. A declaração da delegada ressalta os dados apresentados pela SSP, que também, indicaram redução no número de feminicídio, mas somente em Manaus.

Na capital, de acordo com a SSP, 11 mulheres foram mortas, enquanto em 2020 foram 13. Já no interior, esse quadro foi bem diferente, quando no ano passado, 11 mulheres foram assassinadas, duas delas em Humaitá. O índice foi elevado se comparado ao ano anterior, que registrou três ocorrências.

Processos TJAM

Ao longo desta semana, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), vai realizar a  ‘‘20ª Semana Justiça pela Paz em Casa’’ tem mais de 1,2 mil audiências pautadas para o período em todo o Estado, cerca de 800 na capital, onde funcionam os três Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, instalados no Fórum Henoch Reis.

PRINCIPAIS REGISTROS EM 2021
AMEAÇAS: 5.337
INJÚRIAS: 2.565
VIAS DE FATO: 1.748
LESÃO CORPORAL: 1.111
VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA: 488

Publicidade

Leia mais

PC-AM e PC-GO prendem estelionatários que aplicaram golpe em idosa de Manaus

elayne

Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Nova Cidade

elayne

Homem é detido por roubo e porte ilegal de arma de fogo, no bairro Nova Cidade

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais