Ação é parte da estratégia do projeto “Ven, Tú Puedes!”, que apoia migrantes e refugiados na inserção ao mercado de trabalho
A ONG Visão Mundial abriu inscrições para cursos profissionalizantes e de língua portuguesa em Manaus, capital do Amazonas. Ao todo, são 120 vagas destinadas a migrantes e refugiados, em especial os venezuelanos. Desde o início da crise migratória do país vizinho, o Brasil tem sido uma das nações que mais recepciona a população que busca oportunidades para recomeçar a vida. São 60 vagas para cursos profissionalizantes nas áreas administrativas, secretariado, portaria e recepção e 60 vagas para o curso de língua portuguesa. A carga horária das capacitações é de 40 a 60 horas.
A gerente do projeto Ven, Tú Puedes, Angela Mota, destaca a importância de oferecer vagas para introdução ao idioma: “Em geral, a língua é uma das maiores dificuldades que os migrantes recém-chegados ao Brasil enfrentam. Muitos deles são formados, têm experiência profissional, porém o idioma se torna uma barreira na hora da contratação”.
As matrículas acontecem às terças e quintas, das 8h às 15h no PITRIG Manaus (Posto de Interiorização e Triagem),localizado na Avenida Mário Ypiranga, 3280, Parque Dez de Novembro. As inscrições seguem até o próximo dia 26. Para a data, está programado um mutirão de matrículas na sede da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), parceira da Visão Mundial, em Manaus. O mutirão irá acontecer das 08h às 12h. Também é possível se inscrever de forma virtual através do WhatsApp (92) 98484-1474 e (92) 98545-6989.O atendimento é diário.
Para se inscrever em um dos cursos oferecidos é preciso ter, no mínimo, 16 anos e comparecer nos pontos de atendimento munidos do CPF e do documento de regularização migratória.
Sobre o Projeto Ven, Tú Puedes!
O projeto Ven, Tú Puedes! é uma resposta da Visão Mundial à crise migratória da Venezuela, que desenvolve ações em Roraima, Amazonas e São Paulo para ajudar migrantes e refugiados a se inserirem socioeconomicamente no Brasil. A iniciativa é financiada pelo Escritório de Populações, Refugiados e Migrantes (PRM), do governo dos Estados Unidos. Entre os serviços oferecidos estão aulas de língua portuguesa, elaboração de currículos, apoio na emissão da carteira de trabalho digital, encaminhamento ao mercado de trabalho e acompanhamento de entrevistas. Além disso, a organização atua na sensibilização do setor privado, a fim de abrir vagas para esse público.
Sobre a Visão Mundial
A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. Serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes situações de vulnerabilidades.