Você conhece a origem das festas juninas? Programação especial é inclusa em buffet em Manaus com equipe a caráter

Decoração temática, músicas, comidas e vestuário típico fazem parte desta tradição das festas “juninas, julinas e até agostinhas”

As festas juninas começam no mês de junho. Em Manaus vão até o mês de agosto. Neste período muitos locais ficam decorados com bandeirinhas, balões juninos, fitinhas coloridas, caracterizados com itens da época, entre outras. As principais características da festa são: comidas típicas, como o bolo de milho, canjica, pipoca, pé de moleque, cachorro-quente, paçoca, arroz doce, curau, pamonha e muitas outras delícias. Também tem a quadrilha, que é uma dança tradicional da época, assim como o forró, que é muito escutado e os casais gostam de dançar.

Pensando nesta tradição, o Dedé Boteco, unidade localizada no Amazonas Shopping, criou uma programação bem especial o “Arraiá no buffet”. Desde quarta, 22, até do dia 29, a partir das 11h às 15h, a casa está com vários pratos típicos no buffet como: Pato no Tucupi, Bôla, Churrasquinho, saladas regionais, vatapá, caruru, pirarucu a casaca e muitas outras delícias da época. Assim como a decoração temática da época e no sábado, 25, acontecerá o “Dedé na Roça” com os comissários vestidos a caráter, música ao vivo, comidas típicas e até mesmo a tradicional feijoada.

As roupas tem que ser tipicamente caipira. As mulheres usam vestidos coloridos e tranças no cabelo. Já os homens costumam usar camisa xadrez e chapéu de palha. Ambos usam maquiagem para imitar sardas (nas mulheres) e bigodes (nos homens). Na festa também podemos encontrar a fogueira que faz parte do cenário da festa. Ela simboliza a proteção contra os maus espíritos, assim como também as brincadeiras como a cadeia, pau de sebo, pescaria, correio-elegante, saltar a fogueira, argola, entre outros, não podem faltar. Há aqueles que gostam de fazer as simpatias para conseguir marido ou o que desejar.

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa época que começava o período da colheita de cereais. Mas, como a igreja católica não conseguia acabar com a popularidade dessa festa, acabou aderindo a ela e atribui-lhe um caráter religioso.

Os portugueses foram quem trouxeram para o Brasil a festa junina, no período colonial. Já em Portugal, as festas têm o nome de Festa Joanina, isso por causa do fato de acontecer em junho ou talvez por causa de São João, que é o principal santo da comemoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *