Conexão Amazônica
GERAL

Votação de PL das fake news na próxima terça-feira (2) reforça: como identificar conteúdo falso na internet?

Publicidade

Curso gratuito EAD do Sesc Digital orienta sobre como exercitar o pensamento crítico ao se deparar com notícias falsas

Assista ao teaser aqui

Publicidade

O curso EAD “Pensando Bem – Lógica, Razão e Fake News” explica sobre o processo de construção do raciocínio e pensamento, os discursos políticos e midiáticos e apresenta ferramentas que ajudam a aplicar a lógica e a razão no dia a dia e a se proteger de fake news. O conteúdo, ministrado pelo doutor em psicologia e professor Leonardo Martins, é apresentado em oito aulas gratuitas que podem ser cursadas pela plataforma Sesc Digital, no ritmo do aluno.

Um estudo recente desenvolvido pelo Laboratório de pesquisas da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o  NetLab, mostra o quanto as notícias falsas são propagadas em grande volume e a todo momento no Brasil: em 24 dias – 26 de fevereiro a 21 de março – mais de 1 milhão de fake news sobre a temática das vacinas foram identificadas.

Diante desse cenário, é imprescindível que todos, dos mais jovens aos mais velhos, saibam como exercitar o pensamento crítico ao se deparar com manchetes falsas. Pensando nisso, a trilha do curso é fundamentada por uma linguagem criativa, dinâmica e acessível, que combina psicologia, lógica, probabilidade, ilustrações, jogos e até números de mágica. Martins esclarece de modo didático porque as coisas nem sempre são o que parecem. “Neste curso você vai aprender a usar o raciocínio lógico e a evitar armadilhas mentais que prejudicam nossas vidas, a vida em sociedade e até o exercício da democracia”, pontua o professor.

Martins ressalta que, em um mundo saturado de informações, cometemos erros de interpretação até mesmo quando acreditamos usar a lógica. “O fio condutor das oito aulas é o ensino de ferramentas de pensamento e interpretação da realidade”, sublinha ele, que concebeu o conteúdo direcionado a um público amplo, formado tanto por leigos quanto por especialistas no assunto. “Assim, o curso pretende ser uma espécie de vacina contra as fake news”. 

Conteúdo

“Pensando Bem: Lógica, Razão e Fake News” analisa a lógica e razão no dia a dia (aula 1); revela como aparências e vieses de raciocínio afetam a percepção e ensina a interpretar gráficos (aula 2); explica como interpretar tabelas (aula 3); orienta a identificar argumentos logicamente errados (aula 4); a aplicar a lógica e o pensamento para não cair em fake news, negacionismo e teorias da conspiração (aulas 5 e 6); fala sobre razão e encantamento (aula 7); e como a percepção, atenção e memória afetam o entendimento do mundo (aula 8)

Sobre Leonardo Martins

Professor colaborador no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde também é orientador de doutorado e mestrado. Possui pós-doutorado, doutorado e mestrado em psicologia social pela USP, além de graduação em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi pesquisador visitante na Universidade de Coventry (Inglaterra) durante o pós-doutorado. É pesquisador e membro de diversos laboratórios e núcleos temáticos na USP e na PUC-SP. É um dos coordenadores do IlusoriaMente – Grupo de Estudos de Psicologia da Crença:  Percepção e  Arte Mágica (Inter Psi-USP), que é dedicado ao estudo psicológico do ilusionismo e de erros de percepção e interpretação da realidade. 

Sua experiência profissional, além da pesquisa e da docência, também abrange a divulgação científica, à qual se dedica há duas décadas. Importante parcela de suas pesquisas e atividades docentes e de divulgação científica é dedicada aos temas que fundamentam o curso, a saber, processos psicológicos de percepção e compreensão da realidade, formação de crenças, fundamentos psicológicos e culturais da racionalidade, entre outros. Como exemplo, sua pesquisa de pós-doutorado investigou os efeitos dos pensamentos analíticos e intuitivos sobre a compreensão de eventos cotidianos contraintuitivos. 

+ Sesc Digital 

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as 43 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc lançou em 2020 o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo sob demanda, atualmente com mais de 24 mil itens em diferentes suportes (vídeo, imagem, áudio e publicação). Saiba mais: sescsp.org.br/sescdigital 

Publicidade

Leia mais

Petkovic conta o que mudou na rotina de atividades e na dieta

elayne

Mesa Brasil entrega mais de 1 tonelada de alimentos arrecadados na Festa Junina do Sesc AM

elayne

Edital Thiago de Mello entra na segunda etapa da fase de pagamento do fomento aos contemplados no certame

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais