Conexão Amazônica
GERAL

Webnovel usa elementos audiovisuais para lenda amazônica do boto

Publicidade

A lenda tem força na construção social amazônica, principalmente nos interiores

Manaus (AM)- Quem vive na Amazônia ou conhece um pouco da região já deve ter ouvido falar sobre a lenda do boto. O clássico agora vai ser contado sob uma nova perspectiva, na webnovel “O cobrador da Amazônia”.

Inspirada na obra  “O boto de Xico”, do roteirista amazonense  Chicco Moreira, que também é autor da webnovel, o romance tem, ainda, a participação do paraense e professor de Literatura Antônio Carlos, uma parceria que promete apresentar novos olhares e perspectivas sobre  lenda amazônica.

A história se passa na década de 50. A gente vai ver essa história sobre o ponto de vista de um professor que vem para Amazônia fazer um estudo sobre lendas e se apaixona pela lenda do boto, por causa da complexidade e de tudo o que tem por trás da lenda sobre um rapaz bonito, de paletó e de chapéu, que seduz as mulheres e as engravida

Chicco Moreira, roteirista amazonense

A webnovel foi lançado sob a produção de Flávia Abtibol, da Tajá Criações, pela Airumã Produções, com utilização de elementos audiovisuais, algo inédito no gênero literário. Ou seja, além de textos, o material conta com ilustrações, cenas, trilha sonora e recursos do audiovisual, proporcionando ao público uma verdadeira imersão na história.

Em noite de lua cheia, o boto sai das águas dos rios amazônicos e se transforma em um moço bonito e sedutor para lançar seus encantos nas moças da região. Lançado o feitiço, a moça engravida, e o boto volta para os rios, deixando corações partidos e perguntas sem respostas.

A lenda tem força na construção social amazônica, principalmente nos interiores, onde é comum que aconteçam casos de gravidez na adolescência e mães solteiras.

Para os céticos e críticos de plantão, a história está mais relacionada à pedofilia e violência doméstica, e é por isso que existem diferentes viéses sobre a lenda. Na obra de Chicco Moreira, temas como estes vão ser abordados, proporcionando novas perspectivas acerca dessa construção social.

“O cobrador da Amazônia” tem 26 capítulos e está disponível na plataforma on-line http://obotodexico.com.br/. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio do edital de apoio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Publicidade

Leia mais

Durante a madrugada, Governo do Estado recebe oxigênio para hospitais de Manaus

Elaine Marques

Deputada Joana Darc garante a volta e melhorias do projeto Castramóvel no Amazonas

Elaine Marques

Moradores do Manauara recebem kits de limpeza e orientação da prefeitura sobre zelo em áreas comuns do conjunto

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais