Conexão Amazônica
GERAL

WhatsApp: criminosos usam foto de perfil de usuários para aplicar golpe

15/09/2017 REUTERS/Dado Ruvic
Publicidade

Com a justificativa de um número novo, estelionatários pedem dinheiro a contatos próximos de pessoa que teve telefone vazado

Um número desconhecido entra em contato pelo WhatsApp, mas a foto é de uma pessoa familiar. Esta é a premissa do novo golpe que circula no aplicativo de mensagens do grupo Meta — antigo Facebook. O objetivo dos criminosos é o mesmo: extorquir usuários que se deixam levar apenas pela imagem conhecida no perfil.

A estrutura do golpe é simples e começa com o criminoso enviando uma mensagem e dizendo que trocou de número, geralmente por ter deixado o telefone antigo em uma assistência técnica. Logo em seguida o estelionatário pede ajuda à vítima dizendo que precisa fazer um pagamento, mas que está sem o aplicativo do banco no celular provisório.

Publicidade
Golpistas são diretos no pedido
Golpistas são diretos no pedido – REPRODUÇÃO/ALLOWME

“O fraudador pede uma transferência em dinheiro para alguma urgência, já que no novo celular o aplicativo do banco ainda não está autorizado a fazer esse tipo de transação”, comenta o especialista em prevenções de fraudes Fernando Guariento, da empresa AllowMe.

Segundo Guariento, neste golpe o estelionatário tem a vantagem de ter informações pessoais da vítima, como o nome de familiares próximos. Isto acontece porque muitos usuários de redes sociais deixam o perfil aberto a desconhecidos e marcam em fotos amigos e parentes.

“Temos o costume de marcar familiares e deixar explícito nas legendas das fotos qual o grau de parentesco com eles, e são com essas informações que o fraudador age”, explica o especialista.

Outra forma dos golpistas conseguirem os dados pessoais das vítimas é a partir de vazamentos de dados. Os estelionatários podem encontrar em alguns sites o nome completo, telefone, endereço, e-mail e até informações como CPF e RG.

Diferente do golpe do WhatsApp clonado, o perfil verdadeiro pelo qual o estelionatário se passa não perdeu o acesso ao aplicativo de mensagens. Desta forma, a única maneira do criminoso agir é criando uma conta nova e dizendo que supostamente teve um problema com o número antigo.

Para evitar golpes deste tipo, a AllowMe recomenda que os usuários mantenham os perfis em redes sociais disponíveis apenas para amigos e familiares. Além disso, a empresa também destaca a importância de sempre desconfiar quando alguém pede dinheiro por aplicativos como o WhatsApp.

Publicidade

Leia mais

Em 500 dias, prefeitura atinge quase 2 milhões de metros quadrados em alvarás de construção

elayne

Dois filhotes de peixe-boi foram resgatados, na última semana, no município de Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus)

elayne

Maternidade Dr. Moura Tapajóz realiza programação alusiva ao ‘Outubro Rosa’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais