Governador autorizou prorrogação do benefício até o mês de dezembro
O governador Wilson Lima esteve no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, nesta quarta-feira (22/07), para acompanhar o atendimento das famílias que residiam no Monte Horebe e estão renovando o auxílio-moradia pago pelo Estado. Wilson Lima autorizou a prorrogação do benefício de R$ 600 para mais de 2 mil famílias até o mês de dezembro.
O governador destacou que a convocação dos titulares para assinatura da renovação assegura a continuidade do auxílio até que sejam apresentadas as soluções definitivas de moradia.
“Nós já pagamos cinco meses e agora estamos renovando esse compromisso para pagar até dezembro. A partir de janeiro do ano que vem, nós vamos começar a fazer as entregas de solução de moradia. Dentre as possibilidades estão a entrega de um apartamento, um lote ou o pagamento de indenização”, explicou Wilson Lima.
Segundo o governador, a força-tarefa montada pelo Governo do Estado também está fazendo a atualização cadastral dos beneficiários para garantir que a assistência alcance as famílias que mais precisam.
“Nós estamos aqui com Suhab (Superintendência Estadual de Habitação), Seas (Secretaria de Assistência Social), Sejusc (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania) e outras secretarias para fazer uma avaliação das pessoas que mais necessitam. Os mais necessitados serão os que terão prioridade nesse atendimento de solução de moradia”, afirmou.
Compromisso – Wilson Lima também ressaltou que o Governo do Amazonas tem pago os benefícios em dia, mesmo durante a pandemia. Até o momento, o Estado destinou cerca de R$ 6,5 milhões em recursos próprios para o pagamento das cinco primeiras parcelas (março a julho).
“Não houve nenhum atraso por parte do Governo do Estado, apesar da dificuldade financeira que nós passamos em razão da redução das atividades econômicas. Esse auxílio-aluguel que está sendo pago para essas famílias é com recursos próprios do Governo do Estado, através do Fundo de Promoção Social (FPS)”, disse o governador.
A autônoma Maria dos Anjos da Silva é uma das antigas moradoras do Monte Horebe que renovaram o auxílio-moradia. Para ela, o recurso tem sido importante para garantir uma moradia melhor para a sua família. “Tem ajudado muito, porque pelo menos a gente saiu de lá daquele buraco, estamos em um lugar melhor e graças a Deus está tudo bem”, afirmou.
Prevenção – O atendimento no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (av. Constantino Nery, 5.001, Flores) teve início na segunda-feira (20/07) e segue até sexta-feira (24/07), nos horários das 9h ao meio-dia e das 13h às 16h.
Para evitar aglomerações, o atendimento está sendo realizado de forma agendada e escalonada, seguindo o mesmo sistema dos dias de pagamento do auxílio-moradia nas dez agências do Bradesco. Mais informações pelo site www.suhab.am.gov.br ou pelos números (92) 3647-1005 e 98422-3705.
Fotos: Diego Peres/Secom