Conexão Amazônica
Meio Ambiente

Wilson Lima participa da soltura de 20 mil filhotes de quelônios

Publicidade

Atividade aconteceu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã

O governador Wilson Lima participou da soltura de 20 mil filhotes de tartarugas, tracajás e iaçás, na comunidade da Enseada, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã (a 247 km de Manaus). A soltura de quelônios nesta quinta-feira (16/02) foi a maior de 2023. A Unidade de Conservação é gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Publicidade

“Essa é uma conscientização ambiental passada de geração em geração. Ninguém preserva melhor do que o caboclo que mora e depende da floresta. E primeiro, a gente tem que preservar cidadãos e dar condições de sobrevivência para essas pessoas. Essa é uma responsabilidade que carrego enquanto governador”, destacou Wilson Lima.

A soltura é resultado do monitoramento de quelônios realizado no lago Jarauacá, pela comunidade da Enseada. De outubro até novembro, os comunitários se mobilizam para percorrer áreas de praias, campinas e barrancos ao redor do lago, onde as fêmeas depositam seus ovos durante a descida das águas.

Quando localizados, os ovos são coletados e transferidos para uma estrutura conhecida como chocadeiras, que reproduz o habitat natural dos animais. Os ovos ficam no local até a sua eclosão. Após o nascimento, os filhotes são realocados em tanques, onde permanecem até atingirem um tamanho ideal para serem soltos na natureza em segurança.

A atividade de monitoramento de quelônios na RDS Uatumã ocorre há aproximadamente 22 anos e mobiliza nove comunidades da Unidade de Conservação.

“Isso, para a gente, é muito gratificante. Nós nos sentimentos muito felizes com esse trabalho. Somos todos voluntários e queremos continuar. E com o apoio do nosso governador, vamos fazer ainda melhor”, afirma a Iracy Cleide, responsável pela soltura.

Ao longo do ano, mais de 46,3 mil filhotes devem voltar para a natureza na RDS. A ação tem apoio da Sema e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do Ministério do Meio Ambiente.

FOTOS: Diego Peres

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Sala de monitoramento é restabelecida para combater desmatamento ilegal e queimadas no Amazonas

elayne

refeitura de Manaus mobiliza instituições em prol da conservação da bacia do igarapé do Gigante

elayne

APA do Rio Negro está ameaçada pela expansão imobiliária em Iranduba

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais