Restando apenas 600 metros dos quase nove quilômetros da obra, a duplicação da estrada do Tarumã ajudará a desafogar o trânsito da avenida Torquato Tapajós
Com 96% dos trabalhos concluídos, o governador Wilson Lima vistoriou, nesta sexta-feira (28), a etapa final dos trabalhos no Complexo Viário Anel Sul. A duplicação da Estrada do Tarumã, na zona oeste de Manaus, contempla 8,7 quilômetros da via, dos quais 8,1 quilômetros já estão totalmente pavimentados. Resta um trecho de 600 metros, nas proximidades do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) que começou a receber a aplicação da primeira capa asfáltica durante a vistoria.
Segundo Wilson Lima, o Complexo Viário Anel Sul – antiga Avenida do Turismo – irá desafogar o trânsito da avenida Torquato Tapajós. A via vai atender a atual demanda dos veículos da zona norte da cidade, proporcionando um novo caminho com destino ao Centro da capital. O complexo vai reduzir o tempo de viagem e, consequentemente, reduzir as despesas com combustíveis dos motoristas.
Os serviços de terraplanagem, drenagem e obras de arte, foram concluídos. Das oito paradas e baias (áreas destinadas a embarque e desembarque de passageiros), seis já foram finalizadas. Estão em andamento os serviços de paisagismo, iluminação, sinalização e pavimentação com aplicação da segunda capa asfáltica no trecho entre a ponte da Bolívia e o Polo Moveleiro.
Anel Viário Leste
Na ocasião, o governador também destacou que as obras do complexo viário Anel Leste já contempla 55% de execução. Juntos, os anéis Sul e Leste interligarão o Distrito Industrial ao aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias BR-174 (Manaus-Presidente Figueiredo) e AM-010 (Manaus-Itacoatiara), tirando de circulação veículos pesados que trafegam pelas principais vias da cidade.
O Anel Leste inicia no trevo da avenida Cosme Ferreira com a avenida Norte-Sul, passando pelo Ramal do Brasileirinho em direção à avenida Margarita, até o Museu da Amazônia (Musa). Um corredor viário com extensão total de 18,3 quilômetros está em construção, contemplando duas pistas, com 10,8 metros de largura, sendo três faixas de 3,6 metros cada, passeios laterais com dois metros de calçada e canteiros de até cinco metros.
Ao longo do trecho estão sendo implantadas 22 baias para paradas de ônibus; oito galerias, sendo duas passagens de faunas subterrâneas e duas aéreas; cinco pontes e a implantação de uma ciclovia com 5,6 quilômetros e três metros de largura, com fluxo em mão dupla, margeando a Reserva Florestal Adolpho Ducke.
Nesta etapa estão em andamento os serviços de terraplanagem e drenagem, além da construção do trevo completo com passagem de nível, quatro alças internas e quatro externas, que permite a circulação de veículos em todos os sentidos das vias. As alças possuem largura de 7,5 metros e as pontes com dimensões de 10,8 metros de largura por 54,6 metros de extensão, localizadas na avenida dos Oitis, sobre o Eixo Norte-Sul.
*Com informações da assessoria
Reprodução: Rosana Ramos
Fonte: Em Tempo*