Conexão Amazônica
AMAZONAS

Wilson Lima vistoria reforma do Caic Ana Braga, que vai ampliar e atender menores de 18 anos

Publicidade

Primeira no formato Caic+, unidade reforçará média complexidade e oferecerá atenção ambulatorial pediátrica em cinco especialidades

O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quinta-feira (15/04), as obras de reforma do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Ana Maria dos Santos Pereira Braga, no bairro São José, zona leste de Manaus. Quando a obra estiver pronta, a unidade será a primeira da rede no formato Caic+, oferecendo atendimento de média complexidade como parte do projeto Criança Amazonas, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Publicidade

“Nós continuamos trabalhando nesse processo de reformulação da saúde. Apesar da gente ter tido uma situação bem difícil em razão da pandemia, e ainda não ter se livrado dela, continuamos também atentos a outras questões, a outras especialidades e a outras faixas etárias. Ela é fundamental porque, no momento em que há uma ausência da atenção básica, isso acaba sobrecarregando a média e a alta complexidade. Então o Estado tem trabalhado desde a base até a alta complexidade”, destacou o governador.

Quando for reinaugurado, com previsão para maio deste ano, o Caic+ Ana Braga terá nova configuração, passando a atender pacientes abaixo de 18 anos, com serviços de média complexidade, oferecendo atenção ambulatorial pediátrica especializada em neurologia, nutrologia, ortopedia, pneumologia e psiquiatria, mantendo o serviço de pediatria geral. O novo formato é parte do projeto Criança Amazonas, que integra o Programa Saúde Amazonas no eixo de reorganização da rede de assistência ambulatorial.

De acordo com a SES-AM, também serão oferecidos serviços de apoio diagnóstico em pneumologia; triagem neonatal; apoio terapêutico multidisciplinar em nutrição; fisioterapia; psicologia; e terapia ocupacional com ênfase na estimulação precoce e reabilitação neuromotora para crianças e adolescentes com sequelas neurológicas; além dos exames de eletroencefalograma, espirometria e eletrocardiograma.

“A nossa ideia é melhorar o atendimento naquelas zonas mais populosas, onde as pessoas só contam com o serviço público. É um reforço que o Governo do Amazonas está dando para a atenção básica aqui no município de Manaus”, afirmou o governador Wilson Lima.

O projeto Criança Amazonas contempla, ainda, a revitalização e reorganização da assistência dos Caics Alberto Carreira, Dra. Maria Helena de Freitas Góes, Dr. Afrânio Soares e Dra Josephina de Mello, localizados em regiões estratégicas da capital. A rede estadual de saúde conta com 11 Caics. Cinco estão em funcionamento, três em reforma, e três passarão por manutenção para serem reabertos.

Com a implantação da atenção ambulatorial especializada nas cinco unidades, serão ofertadas na rede aproximadamente 11.920 consultas especializadas por mês, favorecendo a redução gradativa e finalização das filas de espera para atendimento em subespecialidades pediátricas, além de apoio diagnóstico e terapêutico com ênfase em reabilitação neuromotora no Caic Ana Braga.

Reforma – Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), as obras no Caic Ana Braga alcançaram o percentual de 70% de execução, com previsão de término para maio deste ano.

O investimento é de R$ 326.109,21 para reformas nos consultórios médicos, recepção, banheiros, estacionamento, nova cobertura, novos sistemas de climatização e iluminação.

Já foram concluídas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias; pintura; iluminação; esquadrias e cobertura. Está em execução a aplicação de novo piso interno e instalação de grama.

Publicidade

Leia mais

Teatro Amazonas ganha site oficial

elayne

Investimentos na saúde marcam os 90 dias de gestão de Renato Afonso, em Pauini

Daly Ruiz

Nota sobre pedido de impeachment

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais