Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Zoneamento Ecológico-Econômico: um aliado do desenvolvimento sustentável no interior do Amazonas

Publicidade
Desde a criação da Zona Franca de Manaus, há quase 60 anos, que se fala sobre a importância de se desenvolver alternativas econômicas complementares ao atual modelo de desenvolvimento do estado.

Apesar de seu inegável sucesso, a ZFM, por ser concentrada na capital, criou desigualdades entre os municípios, deixando a economia do Amazonas extremamente dependente do desempenho de Manaus.

O primeiro passo para mudar essa realidade já está sendo discutido na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Amazonas é um processo que envolve a identificação, controle e avaliação das potencialidades ecológicas, sociais e econômicas do território, em áreas temáticas definidas. O objetivo é estabelecer referências para o uso do espaço territorial de acordo com as potencialidades naturais de cada município ou sub-região do estado, auxiliando na tomada de decisões para o desenvolvimento sustentável.

Além disso, o ZEE busca integrar políticas públicas e promover parcerias entre os setores público e privado, facilitando a atração de investimentos para o desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento social e econômico dos municípios envolvidos.

Atualmente, está em discussão a implementação do ZEE em regiões específicas do Amazonas, como a Sub-Região do Purus. O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), por exemplo, tem participado de reuniões para discutir a implementação do ZEE no Sul do Amazonas, buscando alternativas econômicas para a região e o desenvolvimento sustentável.

A implementação do ZEE no Amazonas, com ênfase na sub-região do rio Purus, é uma das principais alternativas para a geração de emprego e renda. É ele que vai garantir a elaboração de diretrizes e normas para o uso e ocupação do solo, considerando as características ambientais e socioeconômicas de cada região. Além de promover a segurança jurídica para investidores e orientar políticas públicas, especialmente em áreas estratégicas como agricultura, turismo, indústria e energia renovável”, enumera o deputado.

Em abril deste ano, o Amapá tornou-se o primeiro estado da Amazônia brasileira a finalizar e aprovar seu ZEE. O documento é considerado um marco legal que define, com base em critérios técnicos e científicos, as áreas produtivas e de preservação ambiental, levando em conta solo, clima e biomas.

Discussões avançadas

Desde 2023, o deputado Adjuto Afonso vem participando de reuniões com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), secretário Serafim Corrêa, com o objetivo de viabilizar a implementação da ZEE, especificamente na região do Purus.

Na última segunda-feira (21/07), Adjuto Afonso se reuniu com uma comitiva de municípios do Sul do Amazonas para discutir a implantação efetiva do Zoneamento Ecológico-Econômico na região. Participaram do encontro representantes dos municípios de Boca do Acre e do distrito de Santo Antônio do Matupi, nas proximidades de Apuí.

Ainda nesta semana, os representantes dos municípios do sul do Amazonas irão se reunir com o governador Wilson Lima (União Brasil) para discutir a implantação dessa política pública. Para Adjuto Afonso, este é mais um passo importante para o desenvolvimento de novas matrizes econômicas, que vão diminuir a dependência do Estado em relação à capital Manaus e impulsionar a economia do interior.

“O governador Wilson Lima é um entusiasta da ZEE e sempre foi bastante sensível em relação ao papel do interior para a descentralização da economia do nosso Estado. Hoje, somos muito dependentes da economia da nossa capital, e somente com a criação de novas alternativas econômicas poderemos melhorar a vida dos nossos irmãos do interior e o Zoneamento Ecológico-Econômico é fundamental neste processo, concluiu.

Publicidade

Leia mais

Frejat será principal atração de show do Dia do Trabalhador no complexo da Ponta Negra

elayne

Em um mês, obra da prefeitura em área esportiva no bairro Amazonino Mendes chega a 80% de conclusão

elayne

Adaf intensifica cadastro de apicultores no Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais