Conexão Amazônica
POLÍTICA

Deputado Adjuto Afonso propõe Indicativo de Programa de Incentivo à Regularização Fiscal  para comerciantes do interior impactados pela estiagem

Publicidade

O objetivo do Indicativo é minimizar os danos causados pela estivagem ao comércio local

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), destacou na terça-feira (3), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um Indicativo de sua autoria, sobre o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal, para os comerciantes dos municípios impactados pela intensa estiagem deste ano, que se agrava diminuindo a navegabilidade dos rios e dificultando ainda mais a logística de mercadorias e produções. O Indicativo foi articulado pelo deputado Adjuto Afonso e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomercio) junto ao Executivo, que deverá enviar o documento como forma de Mensagem Governamental para ser validado na Casa Legislativa.  

Publicidade

Para o deputado Adjuto Afonso o prazo maior de pagamento, possível anistia de juros, maior parcelamento e de tributos e impostos, como por exemplo, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) são fundamentais para ajuda ao comércio do interior, que está sendo prejudicado pela estiagem, devido a falta de navegabilidade dos rios do Amazonas. “Nossas estradas são os nossos rios. Diante de uma catástrofe natural como a seca deste ano, temos que buscar alternativas para minimizar os danos a população do interior que não consegue vender sua mercadoria, pela logística interrompida. Essa ajuda aos grandes e pequenos comerciantes de flexibilidade do Refis do ICMS será fundamental nesse período difícil. O governador Wilson Lima tem sido sensível com as demandas desta Casa com os programas de refinanciamento em momentos como este”, declarou o parlamentar. 

A importância da anistia e refinanciamento para os setores primários, terciários, secundário e comercial do interior do Amazonas, já estava entre os objetivos da Operação Estiagem, do governo do Estado Amazonas, e ganha apoio da Casa Legislativa, por meio do deputado Adjuto Afonso, que vem chamando a atenção e propondo ações de medidas alinhadas com as ações governamentais, para os comerciantes e produtores, que estão sendo muito prejudicados pela estiagem de 2023, já considerada uma das piores dos últimos cem anos.

Foto: Ney Xavier

Publicidade

Leia mais

TCU nega afastamento do presidente do Inep antes do Enem

elayne

Orçamento de 2022 prevê apenas 2% para investimentos

elayne

Deputado Roberto Cidade rechaça agressões sofridas por Joana Darc e reforça luta em defesa das mulheres

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais