Conexão Amazônica
POLÍTICA

‘Janeiro Branco’: Peixoto alerta para importância do cuidado com a saúde mental

‘Janeiro Branco’: Peixoto alerta para importância do cuidado com a saúde mental
( Foto: Divulgação )
Publicidade

Vereador segue para o quarto ano de mandato comprometido com a causa e com gabinete oferecendo atendimento psicológico

O vereador Peixoto (Agir) alerta para a importância de se debater a saúde mental e, sobretudo, conscientizar a necessidade de procurar ajuda médica para o combate e prevenção das doenças psíquicas. Todos os anos, o parlamentar levanta a bandeira e traz à mídia o assunto visando o esclarecimento.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um em cada quatro brasileiros sofrerá com algum transtorno mental ao longo de sua vida. O número impressiona ainda mais quando a entidade aponta que aproximadamente 12 milhões de pessoas são afetadas pela depressão e que cerca de 20 milhões têm ansiedade, em ambos os casos no Brasil.

“O início de ano é marcado pela reflexão das atitudes e balanço do ano que findou. Especialistas afirmam que esse é um período que fica ainda mais latente a sensibilidade da população, o que pode ocasionar momentos de tristeza e acentuação de alguma frustração. Esse é o momento que as barreiras das aflições podem ser ultrapassadas e gerar algum mal-estar e desencadear possíveis problemas”, frisa Peixoto.

Para Peixoto, o aumento de casos relacionados às doenças mentais foi sentido com mais expressão após a pandemia de Covid-19. O período desafiador e as mudanças na rotina, provocadas pela doença, foram o estopim para a explosão de casos, o que deixou em voga assuntos como ansiedade, depressão e pânico.

Uma realidade que fez o parlamentar, desde 2021, atuar na prevenção e no combate dessas doenças. O gabinete do parlamentar conta com uma psicóloga, que de forma gratuita auxilia pessoas que precisam de ajuda.

“O cuidado com a saúde mental deve ter a mesma atenção com que damos a outras partes do corpo até porque é estando com a mente bem que podemos focar em querer melhorar em outras áreas”, reforça o parlamentar.

“Cuidar da mente é a melhor forma de cuidar de si mesmo. Se alguma coisa não parecer bem, neste sentido, não hesite, procure ajuda imediatamente e evite sofrimentos futuros e tardios”, afirma Peixoto.

Janeiro Branco – A campanha foi criada em 2014, em Minas Gerais, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da qualidade de vida e atenção a essa questão de saúde pública.

O mês de janeiro foi escolhido pois é no início do ano que muitos têm a sensação de recomeço, de iniciar novos planos e propósitos. Nesse clima, a ideia de não realizações podem trazer desgostos e assim desencadear pensamentos negativos, comumente sentido no início de algum distúrbio mental.

Com o intuito de mostrar que todos têm a chance de escrever uma nova história, que o branco é lembrado como recomeço. Assim se dá o motivo da escolha da cor.

Em 2024 a campanha completa 10 anos, a lei nº 14.556, reconheceu a relevância do movimento e instituiu a campanha Janeiro Branco a nível nacional desde em 2023.

Fonte: ASSESSORIA

Publicidade

Leia mais

Elan Alencar é anunciado pelo Pros como candidato à presidência da CMM

elayne

TSE tem sistema de checagem de fake news em tempo real

elayne

Presidente da Aleam, Roberto Cidade ressalta importância do debate sobre Segurança Pública durante ‘1º Seminário de Segurança Inovadora’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais