Conexão Amazônica
SAÚDE

Anvisa aprova mais oito testes para o coronavírus

Um profissional de saúde realiza um teste finalizado em um local de testes de coronavírus fora dos Serviços Comunitários de Saúde Internacionais no Distrito Internacional de Chinatown durante o surto de doença por coronavírus (COVID-19) em Seattle, Washington, EUA, em 26 de março de 2020. REUTERS / Lindsey Wasson
Publicidade

O Brasil já dispõe de 59 tipos de testes registrados para diagnóstico do novo coronavírus.

Oito deles foram oficializados nesta quinta-feira (30) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a publicação do registro no Diário Oficial da União.

A agência informou que avalia e aprova os testes que demonstram atender aos critérios de segurança e eficácia estabelecidos nos regulamentos sanitários.

Segundo a Anvisa, todo produto é único e apresenta  limitações de uso e de desempenho que precisam ser consideradas na escolha pelo serviço de saúde.

Sobre os testes rápidos, aqueles que indicam se as pessoas têm ou não anticorpos para a doença, a agência afirma que ele deve ser realizado após um intervalo mínimo de 7 dias do início dos sintomas da infecção, tempo necessário para a produção dos anticorpos.

Não há conhecimento científico sobre a duração dos anticorpos contra a Covid-19 no organismo e, portanto, não é possível assegurar proteção permanente para a doença.

A agência afirma que os resultados negativos dos testes rápidos não excluem uma infecção pelo coronavírus, e alerta que os resultados positivos devem ser interpretados por profissionais de saúde acompanhados de outros exames e dados clínicos.

Na última terça-feira a Anvisa autorizou que farmácias e drogarias realizem, temporariamente, testes rápidos para a Covid-19 como forma de evitar aglomerações e sobrecarga no sistema de saúde.

Fonte: EBC

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Prefeitura alerta que febre amarela tem rápida evolução para casos graves, mas pode ser prevenida com vacina gratuita

elayne

Governo vai transferir 235 pacientes com Covid-19 para tratamento em outros estados

elayne

Fiocruz aponta medicação para HIV como capaz de inibir a contaminação pelo coronavírus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais