Conexão Amazônica
POLÍTICA

PROS INVESTE NA AMPLIAÇÃO DO QUADRO DE FILIADOS

Publicidade

Partido reestrutura a base para as próximas eleições

O novo diretório do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) iniciou neste mês de abril trabalho intenso de captação de novos filiados para ampliar o quadro atual, que é composto por mais de cinco mil integrantes. A intenção é reforçar a atuação da legenda tanto na capital quanto no interior, ficando entre os 10 partidos com o maior número de filiados no Amazonas.

Publicidade

Durante reunião realizada com representantes de diretórios municipais, foram definidas as estratégias para difundir as diretrizes do partido, que tem como principal proposta a redução da carga tributária, que dificulta a expansão econômica, com implantação de novas empresas e longevidade das que estão no mercado.

“A desoneração tributária de produtos e operações fiscais é prioridade. O PROS está se reestruturando, aumentando sua base de apoio para apresentar proposta concreta de redução de impostos sem causar perda de receita para o estado, principalmente, neste momento em que o combate à pandemia ainda exige tantos recursos. Com um planejamento sério, poderemos concretizar o sonho não de um, mas de todos os amazonenses”, ponderou o presidente do diretório estadual do PROS, Dr. Mike Ezequias.

Atividades

A filiação é o início do trabalho de fortalecimento do partido. Na segunda etapa, os diretórios municipais do PROS irão promover uma série de atividades para elevar o nível de consciência cidadã, reduzindo a ausência nas urnas.

“No ano passado, o número de ausentes nas urnas mais do que dobrou. No 1º turno, foram cerca de 243 mil eleitores que não compareceram às seções eleitorais e no 2º turno, aproximadamente, 299 mil. Sem a maciça participação popular as reformas que todos esperamos irão avançar a conta gotas. A elevação do número de votantes pode ser decisiva para a escolha de políticos que irão priorizar o social”, destacou dr. Mike.
Potencial de crescimento

Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) de 2020, o estado possuía cerca de 2,4 milhões de eleitores, sendo que 1,3 milhões se concentram na capital. O número de filiados a partidos políticos, no entanto, equivale apenas a 11% do total de eleitores. Cerca de 266 mil habitantes são filiados a um dos 32 partidos políticos com diretório no Amazonas.

A estratificação dos filiados a legendas partidárias demonstrou que os jovens entre 16 e 17 anos são os de menor número. Representam 0,07 % com 186 integrantes. As mulheres equivalem a 46% dos filiados, com cerca de 122 mil inscritas. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas últimas eleições municipais realizadas no ano passado, 32,2% das candidaturas registradas no Amazonas eram de mulheres. Do total de 10.333 pessoas que disputaram as eleições, 7.002 eram candidatos e 3.331 candidatas.

Mesmo os partidos políticos cumprindo a lei eleitoral que determina 30% de candidaturas femininas em cada eleição, o número de mulheres ainda é reduzido na política amazonense. Na Câmara Municipal de Manaus, em 2020, dos 41 vereadores eleitos, apenas quatro foram mulheres.

“O PROS ocupa a 22ª posição entre os partidos políticos com maior número de filiados no Amazonas. Ao analisar os números percebemos que ainda há um potencial enorme a ser explorado, principalmente, entre a juventude. Nossa captação de novos integrantes irá focar nas pessoas que tem projetos para melhorar o dia a dia do amazonense assim como em nomes que tem expressiva votação em eleições anteriores, mas que ainda não conseguiram se eleger”, explicou o secretário geral do PROS, Ângelo Reis.

Publicidade

Leia mais

Observadores participam de palestras sobre processo eleitoral

elayne

André Zogahib e Kátia Couceiro encerram campanha eleitoral para a Reitoria da UEA ao lado de apoiadores

elayne

Felipe Souza vai destinar recursos à UEA para produção de mais EPIs para saúde

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais