Conexão Amazônica
POLÍTICA

Elan Alencar pede atenção para a cheia do rio Negro deste ano

Publicidade

Com o rio Negro registrando a cota de 26,96 nesta terça-feira, 29/3, o vereador Elan Alencar chamou a atenção para os órgãos de defesa civil para se antecipem aos prejuízos causados pela subida das águas na capital. Durante seu pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o parlamentar lembrou do problema enfrentado em 2021, quando a cidade enfrentou a maior enchente da história.

“Quero deixar aqui o nosso alerta para essa situação. No ano passado, nesta mesma data o rio a cota do nosso rio era 27,10, um pouco mais elevada que a de hoje, o que já nos deixa de orelha em pé. Peço que o governo e a prefeitura já comecem a ter preocupação com esse cenário para que ninguém seja pego de surpresa por mais uma grande cheia”, disse o vereador.

Já na manhã desta terça-feira, a Defesa Civil do município se reuniu para discutir o plano de contingência da cheia em Manaus. Já no próximo dia 31 de março o órgão deve publicar o primeiro alerta de cheia do ano. “Vou acompanhar de perto essa situação e ajudar com o que eu puder para evitar um cenário como o que vivemos no ano passado”, garantiu Elan.

As três maiores cheias registradas no Porto de Manaus (2009: 29,77 metros; 2012: 29,97 m e 2021: 30,02 m) ocorreram nos últimos 12 anos. Sete cheias extremas (2012, 2013, 2014, 2015, 2017, 2019 e 2021) alcançaram ou ultrapassaram a cota de emergência nos últimos 10 anos.

Publicidade

Leia mais

Adjuto Afonso fala sobre regularização fundiária e zoneamento ecológico econômico no retorno às sessões plenárias

elayne

Joana Darc vota a favor pela aprovação do PL que restringe alimentos enlatados e bebidas artificiais nas escolas do Amazonas

elayne

Derrota da reforma trabalhista no Senado sinaliza nova crise

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais