Conexão Amazônica
POLÍTICA

Prefeitura de Careiro Castanho e Marinha do Brasil capacitam mais de 30 aquaviários no município

Publicidade

Uma parceria entre a prefeitura do Careiro Castanho e a Marinha do Brasil, resultou na formação de 31 novos aquaviários do município do Caranho. A cerimônia de entrega de certificados aconteceu nesta sexta-feira (3/6).

O curso realizado pela Marinha do Brasil no município do Careiro Castanho, destina-se a qualificar Aquaviários para conduzir embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia, empregadas na navegação interior e de apoio portuário, a fim de contribuir para a segurança da navegação, a salvaguardada vida humana e a prevenção da poluição hídrica.

De acordo com o prefeito de Careiro Castanho Nathan Macena, este curso é de grande importância para os ribeirinhos do Careiro, expresso aqui a minha alegria em poder participar desta cerimônia.

“Agradeço à Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Amazonas, em nos proporcionar este curso que vem contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico do Município do Careiro, com a qualificação destes novos aquaviários só vem melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido por estas pessoas e principalmente na fonte de rende de centenas delas. Queto aqui aproveitar e agradecer a pareceria entre a Prefeitura do Careiro, governo do Estado e a Marinha do Brasil, e a partir de agora todos os formandos fazem parte da Marinha Mercante”, comentou Nathan Macena.

A turma de sete indígenas que participaram do curso, é da aldeia Tiradentes e da etnia mura, e concluíram o curso de formação de aquaviários e marinheiro fluvial. Para Valdecir, Cacique da Aldeia Tiradentes, a formação dos indígenas que atuam na condução de equipamentos fluviais, atividade comum na rotina das comunidades indígenas.

“Pra mim é uma honra ter participado deste curso, é uma coisa que a agente já esperava a muito tempo e agora se realizou pra gente. Estamos muito felizes com isso, somos sete indígenas que participou deste curso, e este curso foi uma oportunidade boa te ter chegado aqui na nossa aldeia e só temos a agradecer”, comentou o Cacique Valdecir.

Participaram da cerimônia de entrega dos certificados, o Capitão Tenente Cláudio Geovane da Silva – Agente Fluvial da Marinha de Itacoatiara, a secretária de Turismo e Cultura Neuzilena Macena, vereador Júnior Melo, secretária de Educação: Mara Alves, David Freira, representando a ADESAM (Agência Amazonense de Desenvolvimento Social Ambiental), o vereador de Autazes Fernando Oliveira e familiares dos formandos.

Publicidade

Leia mais

Ao votar a favor do adiamento do Enem, Eduardo Braga diz que não é hora de aprofundar desigualdades no país

elayne

Relatórios do Orçamento de 2023 serão analisados na CMO nesta semana

elayne

CGU retira sigilo de processo que envolve Eduardo Pazuello

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais