Conexão Amazônica
POLÍTICA

O futuro em nossas mãos

Publicidade

Buscando a reeleição, Wilson Lima (União Brasil) disputa o governo do Amazonas com o senador Eduardo Braga (MDB). Jair Bolsonaro (PL) que também quer ser reeleito enfrenta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela presidência da república

Neste domingo, 30/10, mais de 2,6 milhões de eleitores do Amazonas vão às urnas para eleger o governador do Estado e o presidente do Brasil. Em todo o país são mais de 156 milhões de eleitores. Para garantir o maior número de pessoas nas urnas, em Manaus será disponibilizado transporte público gratuito para a população.

Buscando a reeleição, Wilson Lima (União Brasil) disputa o governo do Amazonas com o senador Eduardo Braga (MDB). Jair Bolsonaro (PL) que também quer ser reeleito enfrenta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela presidência da república.

O atual governador do Amazonas, Wilson Lima é natural de Santarém, no Pará. Ele veio morar em Manaus em 2006 onde se formou em jornalismo. Wilson trabalhou em emissora de rádio e televisão, na capital, como repórter, radialista e apresentador. Em 2018 se elegeu governador do Estado e agora tenta reeleição.

O senador Eduardo Braga é natural de Belém, no Pará. Engenheiro eletricista de formação, Braga iniciou a carreira política em 1983 como vereador. Depois, foi deputado estadual, deputado federal, vice-prefeito de Manaus, governador do Amazonas por 2 vezes e senador por 2 mandatos.

Horário de votação

Assim como no primeiro turno, o horário de votação segue unificado com o de Brasília, de 07h às 16h, na capital Manaus e na maioria dos municípios do Amazonas.

Já em 11 cidades, que seguem o fuso do Acre, a votação iniciará às 6h e terminará às 15h, são elas: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença.

Transporte gratuito

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Estado são 2.647.748 eleitores, e em Manaus, 1.415.958.

Para garantir que todos compareçam às urnas, a prefeitura de Manaus disponibilizará transporte público gratuito de 4h às 18h, neste segundo turno. A medida está prevista na Lei nº 2.959 regulamentada pelo Decreto 5.399, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 28 de setembro, para os ônibus do transporte público convencional.

A frota disponibilizada será de 1.145 ônibus que irão atender 216 linhas em todas as zonas da cidade.

Também será montada uma operação especial de trânsito para a fluidez do tráfego e o acesso de eleitores aos locais de votação.

Segurança

Em cumprimento a Lei Seca, a partir da meia-noite às 18h do domingo de eleição, o consumo de bebida alcoólica estará proibido em bares, restaurantes, supermercados, mercearias e estabelecimentos similares, bem como em locais abertos ao público em todo o Amazonas.

O descumprimento da medida caracteriza a prática de crime de desobediência, previsto no artigo 347 do Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/1965).

Pleito

Em todo o Brasil, mais de 32,7 milhões de eleitores deixaram de votar no primeiro turno, ou seja, mais de 20% do eleitorado. Já no Amazonas 532.682 eleitores não foram às urnas.

“Mesmo que você não tenha votado no primeiro turno, compareça à sua seção eleitoral e exerça com consciência o seu direito de voto”, orientou o desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, presidente do TRE/AM.

Quem não votou no primeiro turno é obrigado a justificar a ausência no prazo de 60 dias. A mesma regra vale para o cidadão que não votar no segundo turno. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título; pelo Sistema Justifica; ou por formulário, que precisa ser entregue em sua zona eleitoral.

SIGRID AVELINO

Fonte: toda hora

Publicidade

Leia mais

Senadores se articulam para disputar governos estaduais em 2022

Elaine Marques

Deputada Joana Darc comemora novas medidas para reforço da segurança do Estado

Elaine Marques

De autoria da deputada Joana Darc, Lei institui a Política Estadual de Animais de Estimação Perdidos ou Aptos para Adoção

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais