Conexão Amazônica
POLÍTICA

Deputado Roberto Cidade é autor do PL que institui a ‘Carteira de Informação sobre o Paciente Diabético’

Publicidade

Doença crescente no País, a diabetes causa implicações ao paciente que podem ser minimizadas com informação. Essa é a proposta do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual, Roberto Cidade (União Brasi), com o Projeto de Lei (PL) nº 371/2022 que institui a “Carteira de Informação do Paciente Diabético”. 

A carteira deverá conter detalhes sobre a doença, as medicações utilizadas e recomendações em caso de urgência e emergência. Além do meio físico, a carteira deverá conter um QRCode para permitir maior acesso às informações do paciente.

“Esse conteúdo é fundamental para que o paciente com diabetes possa subsidiar outras pessoas com informações suas, em caso de atendimentos de urgência ou emergência. A carteira é um cuidado a mais com o diabético. Infelizmente esse número de pacientes vêm crescendo e sabemos que um atendimento equivocado pode acarretar implicações para a vida do paciente. Com essa carteira, o paciente com diabetes ganha mais um aliado para a sua saúde e para a qualidade de vida”, falou.

Conforme o PL, a Carteira de Informação do Paciente Diabético será fornecida pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Amazonas (SES-AM) e nela constará o nome completo do paciente, nomes dos pais, número do RG, CPF, indicativo de DM1 (Diabetes Mellitus 1) ou DM2 (diabetes Mellitus 2) e informação em negrito com a frase: Paciente diabético, em caso de emergência informar esta condição ao médico atendente.

O Brasil é o quinto país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. Somente no Estado do Amazonas, a doença aflige 5,4% da população, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Publicidade

Leia mais

Patricia Lopes pode ser a próxima prefeita de Figueiredo de acordo com pesquisa

elayne

Câmara aprova segundo projeto de regulamentação da reforma tributária

elayne

Adjuto Afonso reforça renegociação de dívidas junto à Afeam para quem sofreu perdas na estiagem

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais