Conexão Amazônica
POLÍTICA

Presidente sanciona com vetos projeto que altera LDO

Brasília 60 Anos - Congresso Nacional
Publicidade

Vetos ocorreram por inconstitucionalidade

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos o projeto de lei do Congresso Nacional (PLN nº 39/2022) que estabeleceu diretrizes para execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. 

Em mensagem encaminhada hoje (28) ao Congresso, ele justificou que os vetos ocorreram por inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público. 

Publicidade

Um dos vetos trata de autorização para o Poder Executivo usar verbas reclassificadas das emendas de relator (RP9) como emendas discricionárias (RP2). “A proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade, pois desrespeita a pertinência temática exigida, ao veicular matéria estranha ao projeto de lei”, diz a mensagem de veto. 

Contratos

Outra questão vetada é a possibilidade de restos a pagar relativos a contratos e convênios serem liquidados somente após 31 de dezembro de 2023.

“A proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade, haja vista os dispositivos incidirem sobre a execução de despesas de outros exercícios financeiros”, justificou o presidente.

Foto: Marcelo Casal Jr

Edição: Kleber Sampaio

Publicidade

Leia mais

Elan Alencar assume liderança do Pros na CMM

elayne

Às vésperas da eleição, David Almeida segue liderando pesquisas de intenções de voto

elayne

Congresso pode votar Orçamento de 2022 nesta terça-feira

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais