Conexão Amazônica
CIDADES

Abrasel apoia liberação total do uso das máscaras e a apresentação do passaporte vacinal no Amazonas

Publicidade

Após baixos índices da COVID 19 neste ano o setor da alimentação fora do lar acredita que já é hora de liberar o uso das máscaras até em lugares fechados e a apresentação do cartão vacinal

Como os índices epidemiológicos, que registram grande queda em internações e de número de infectados e óbitos pela doença no Estado do Amazonas, os membros da Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes seccional Amazonas (Abrasel-AM) defende a desobrigação total do uso de máscaras e a apresentação do cartão vacinal na entrada dos bares e restaurantes, para que assim o setor possa voltar a ter uma esperança. Nos primeiros dez dias de março houve uma queda de mais de 87% com relação a igual período de fevereiro. A recomendação principal da Abrasel é que o público esteja com o esquema vacinal totalmente atualizado.

Publicidade

A alimentação fora do lar vem sofrendo desde o início da pandemia, com fechamento de restaurantes, bares, cafeterias, lanchonetes e outros locais que fazem parte do setor. Muitos para não fechar se adaptaram para a venda por delivery, fora as regras dos órgãos de saúde em que todos tiveram que se adaptar, gerando mais custos, assim como o endividamento em bancos com empréstimos e derivados para se manter funcionando, realizar os pagamentos mensais e a folha de pagamento de seus colaboradores. Tudo isso contribuiu para que muitos negócios fossem até as últimas circunstâncias e chegaram a fechar.

De acordo com a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) cerca de 3.943,424 da população amazonense já concluiu o ciclo vacinação exigido, isso equivale a 69,32% dos amazonenses. O Amazonas encontra-se na fase amarela da pandemia, regredindo consideravelmente os casos de COVID 19. Hoje, a cobertura vacinal no Amazonas está em 84,57% com segunda dose e 33,9% com o esquema vacinal com dose de reforço, considerando a população elegível para vacinação.

De acordo com o Presidente da Abrasel, “O uso de máscaras aos cidadãos e empresas vem sendo retiradas em diversas partes do mundo, elas foram impostas em função do aumento das contaminações. Agora, do mesmo modo, com as taxas de contaminação em queda acentuada e sem estudos que afirmem ao contrário, essas restrições são retiradas em países como Espanha, Dinamarca e até mesmo em cidades brasileiras como o Rio de Janeiro. A Abrasel vê com preocupação a manutenção de restrições como a obrigatoriedade do uso de máscaras e a exigência do passaporte vacinal em um cenário com transmissão em queda e sistemas de saúde sem sobrecarga”, afirma Rodrigo Zamperlini.

Informações à Imprensa
F5 Comunicação e Eventos Corporativos
Jornalista Responsável: Hugo Araújo
Telefone: (92)3223-8076
Contatos: (92)99482-9400 / (92) 98418-4118
E-mail: secretaria@f5comunicacao.com.br

Publicidade

Leia mais

Amazonas Energia reforça equipes de atendimento para eleições 2020

elayne

Prefeitura promove reunião para discutir transporte alternativo em Manaus

elayne

Prefeitura de Manaus realiza grande ação de limpeza na alameda Alphaville

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais