Conexão Amazônica
SAÚDE

Anvisa aprova mais oito testes para o coronavírus

Um profissional de saúde realiza um teste finalizado em um local de testes de coronavírus fora dos Serviços Comunitários de Saúde Internacionais no Distrito Internacional de Chinatown durante o surto de doença por coronavírus (COVID-19) em Seattle, Washington, EUA, em 26 de março de 2020. REUTERS / Lindsey Wasson
Publicidade

O Brasil já dispõe de 59 tipos de testes registrados para diagnóstico do novo coronavírus.

Oito deles foram oficializados nesta quinta-feira (30) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a publicação do registro no Diário Oficial da União.

Publicidade

A agência informou que avalia e aprova os testes que demonstram atender aos critérios de segurança e eficácia estabelecidos nos regulamentos sanitários.

Segundo a Anvisa, todo produto é único e apresenta  limitações de uso e de desempenho que precisam ser consideradas na escolha pelo serviço de saúde.

Sobre os testes rápidos, aqueles que indicam se as pessoas têm ou não anticorpos para a doença, a agência afirma que ele deve ser realizado após um intervalo mínimo de 7 dias do início dos sintomas da infecção, tempo necessário para a produção dos anticorpos.

Não há conhecimento científico sobre a duração dos anticorpos contra a Covid-19 no organismo e, portanto, não é possível assegurar proteção permanente para a doença.

A agência afirma que os resultados negativos dos testes rápidos não excluem uma infecção pelo coronavírus, e alerta que os resultados positivos devem ser interpretados por profissionais de saúde acompanhados de outros exames e dados clínicos.

Na última terça-feira a Anvisa autorizou que farmácias e drogarias realizem, temporariamente, testes rápidos para a Covid-19 como forma de evitar aglomerações e sobrecarga no sistema de saúde.

Fonte: EBC

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

elayne

Equipes de saúde da prefeitura promovem encontros para aprimoramento da assistência pré-natal

elayne

Amazonas registra 4.975 novos casos de Covid-19

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais