Conexão Amazônica
AMAZONAS

Enfrentamento ao coronavírus contará com universidades públicas e privadas no Amazonas

Publicidade

Governo do Estado propõe envolver os profissionais e estudantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem em ações do Plano de Contigência

O sistema público de saúde contará com apoio das instituições de ensino superior da rede pública e privada no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). É o que foi acordado em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (19/03) entre representantes das secretarias estadual e municipal de saúde com os reitores das universidades, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde ocorrem as reuniões do Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate ao Covid-19.

Publicidade

A proposta apresentada pelo Governo do Estado é envolver os profissionais e estudantes dos cursos de medicina, enfermagem e áreas da saúde, que estão de recesso, em ações definidas no Plano de Contingência relacionadas à capacitação profissional, assistência e orientação à população. Na reunião ficou definida a criação de um subcomitê específico para a elaboração do plano e suas ações.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, o planejamento visa um cenário de epidemia pelo novo coronavírus.

“Esperamos que não aconteça, mas caso tenhamos esse cenário, o sistema público de saúde precisará de reforço na assistência e na capacitação profissional. Vamos capacitar professores especialistas para que sejam multiplicadores e possam ajudar a ampliar a capacitação da rede de saúde, principalmente no interior. Os profissionais e os alunos do internato podem nos ajudar na assistência, estudantes de medicina podem complementar nossas equipes de triagem nas unidades e ajudar na orientação à população”, disse o secretário.

Ainda, segundo ele, o governo está criando um sistema de call center com uma central de informações 24 horas à disposição da população, que será coordenado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Junto com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a UEA também coordenará toda a parte de capacitação para os profissionais da rede de saúde.

Publicidade

Leia mais

Comunidades ribeirinhas do Puraquequara recebem kits do ‘Merenda em Casa’

elayne

Governador Wilson Lima encaminha 20 monitores para hospital de campanha da Prefeitura de Manaus

elayne

PM detém dois homens suspeitos de tráfico de drogas, em Eirunepé

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais