Conexão Amazônica
CIDADES

Entidade de classe desenvolve material pedagógico para minimizar as desigualdades educacionais

Publicidade

Materiais didáticos são desenvolvidos como suporte no processo de aprendizagem em comunidades do interior do AM, RR e PA

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avalia o aprendizado de alunos do 2°, 5° e 9° ano do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio, no 3° ano do Ensino Médio, a avaliação aponta que na disciplina de Matemática, 62,6% foram classificados no estágio crítico e outros 4,8% no estágio muito crítico do aprendizado. No total, 67,4% dos alunos têm desempenho muito abaixo daquele desejado. Em Leitura, 42,1% dos alunos deste nível de ensino estão nessas mesmas faixas de desempenho.

Publicidade

No desempenho “muito abaixo da média”, em Matemática, os estudantes não conseguem ler e interpretar gráficos e usar as figuras geométricas planas, por exemplo. Já no estágio “abaixo da média”, desenvolvem habilidades elementares de interpretação de problemas, mas estão muito aquém do que é desejado. Em Língua Portuguesa, os alunos deste mesmo estágio, não são leitores competentes. O problema se agrava na região Norte, com 83,1% estudantes no pior patamar de desempenho em Matemática.

Com o objetivo de modificar este cenário que se apresenta, facilitar o aprendizado de crianças em fase de alfabetização e do Ensino Fundamental, assim como adultos que queiram aprender a ler, escrever e calcular, a Aliança em Inovações Tecnológicas e Ações Sociais no Estado do Amazonas (Aitas/Am), tem desenvolvido alguns materiais didáticos, nas áreas de matemática e língua portuguesa.

Um grupo multidisciplinar da Aitas/Am, formado por pedagogos e engenheiros, elaborou um livreto para auxiliar o desenvolvimento do cálculo mental e escrito de forma lúdica, para que crianças e adultos sejam estimulados a resolver problemas com o uso das quatro operações matemáticas. Um segundo livreto é de Caligrafia, preparado para contribuir com o processo de aprendizagem da linguagem escrita, não daquela forma antiga, em que eram propostos exercícios mecânicos, como cópias exaustivas de palavras descontextualizadas, mas de uma forma dinâmica e divertida, acompanhada do tema “noções de engenharia” para conquistar a atenção dos alunos.

Para a Engenheira Eletricista Aline Pedraça, essa ação, que já alcançou várias comunidades rurais e urbanas de Manaus, além das cidades de Itacoatiara (AM), Boa Vista (RR) e Monte Alegre (PA), é uma questão de responsabilidade social, definida na missão da Aitas/Am.

“Entendemos que estamos cumprindo uma missão. A participação social, fomentando oportunidades, é o que faz da Aitas/Am uma instituição preocupada com as diferentes gerações. É na execução desse olhar direcionado às crianças e adultos desassistidos pelas políticas públicas de inclusão e igualdade de oportunidades, que mobilizamos a realização de projetos voltados a valorização das pessoas”, explica Aline Pedraça.

No mesmo sentido, o Engenheiro Cartógrafo e Civil, professor Sanches, destaca o desenvolvimento deste material didático, como mais uma ação de cidadania realizada pela Aitas/Am.

“Os Livros de Caligrafia e Tabuadas, elaborados pelos profissionais da Aitas/Am são instrumentos simples, porém de um alcance significativo e de suma importância para a sociedade. A Educação se mostra como um instrumento dinamizador de oportunidades e de um gesto a favor da cidadania. O fato de fazer chegar às pessoas das comunidades mais distantes um material pensado em suas necessidades, faz desses instrumentos pedagógicos uma ferramenta potencializadora, que motiva e permite a integração de pessoas. Inspirar valores e despertar habilidades é um dos pilares da Aitas/Am”, afirma o professor Sanches.

Estes materiais didáticos tem sido utilizado como importante material de apoio pedagógico e são bem recebidos por crianças, adultos, comunitários, pais e professores com muito entusiasmo. Além destes materiais didáticos, a Aitas/Am desenvolve outros projetos, como o “Reciclarte”, “Química das Coisas”, “Escola Maker”, Cursos Profissionalizantes na modalidade on line e presencial, “Tecnologia na Escola” e outros.
Conheça mais sobre a Aitas/Am na Redes Sociais.

Publicidade

Leia mais

Motorista bêbado invade calçada e atropela duas pessoas em Manaus

elayne

Sine Manaus realiza mais de 4 mil agendamentos no Mês do Trabalhador

elayne

Vítimas de deslizamento são veladas em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais