Conexão Amazônica
SAÚDE

Fila quilométrica marca abertura do Centro de Testagem em Manaus

Publicidade

O posto está funcionando no Studio 5 com a oferta gratuita de teste rápido de antígeno para Covid-19

Manaus –  O primeiro dia de funcionamento do Centro Municipal de Testagem para Covid-19 foi marcado por uma fila quilométrica composta por pessoas com sintomas da Covid-19 em Manaus. O posto está funcionando no Studio 5 Centro de Convenções, na Zona Sul da capital, com a oferta gratuita de teste rápido de antígeno. Excepcionalmente nesta quarta, o local vai funcionar até às 22h e, nos próximos 15 dias, deve operar de segunda a sábado, das 9h às 21h. 

Publicidade

De acordo com o subsecretário de Gestão de Saúde, Djalma Pinheiro, a capacidade instalada de profissionais deverá ser adequada à alta demanda no local. A partir de quinta-feira (13) deverá haver a presença de mais enfermeiros e médicos para que haja mais celeridade no atendimento no local. 

“Os sintomas de Covid-19 eram muitos mais evidentes antes da vacinação. Após vacinação, os diagnósticos são diferenciais e as síndromes  gripais têm sintomas muito parecidos. O teste rápido de antígeno e RT-PCR é quem define a conduta adotada para a Covid-19 ou demais síndromes. Hoje realmente o quantitativo de pessoas é um número muito maior para quantidade de médicos que temos trabalhando. Testes para todos nós temos. Queremos que a população que positive, se isole socialmente e evite contato para quebrar essa cadeia de transmissibilidade”, afirmou o secretário.

O Centro visa facilitar o acesso das pessoas com sintomas de síndromes respiratórias ao teste, já oferecido na rotina de 51 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), espalhadas nas diferentes zonas geográficas. A medida faz parte das ações promovidas para o enfrentamento do novo cenário epidemiológico, marcado pelo avanço da variante Ômicron e aumento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e de outras infecções causadas pelo vírus Influenza. 

Devem procurar o serviço as pessoas que apresentarem sintomas como febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo e mal-estar iniciados há até sete dias. Para as pessoas com sintomas a partir do 8º dia, esse tipo de teste não é indicado, e o paciente é encaminhado diretamente para atendimento médico.

Para ter acesso ao teste, o usuário deve apresentar documento de identificação e Cartão Nacional do SUS. O Centro tem 18 postos de atendimento, com capacidade para até 180 coletas de exame por hora. O teste é feito com amostra de nasofaringe, coletada com hastes flexíveis (espécie de cotonete) e o resultado sai em aproximadamente 20 minutos.

Novos casos

No Boletim Diário de Covid-19 desta quarta-feira (12) foram informados diagnóstico de 1.659 novos casos de Covid-19, totalizando 438.856 casos da doença no estado. 

Nesta edição do boletim, pela segunda vez neste ano, não há registro de óbito nas últimas 24h; e confirmado 1 óbito pela Covid-19, que foi encerrado por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 13.851 o total de mortes. 

Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, na terça-feira (11/01), não ocorreu registro de sepultamento pela Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 5.413 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 1,23% dos casos confirmados ativos.

Publicidade

Leia mais

Susam esclarece que não há superfaturamento na compra de respiradores e destaca transparência

elayne

Sobe para 804 o total de casos de Covid-19 no Amazonas

elayne

Mortes por AVC superam óbitos por infarto no Brasil

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais