Conexão Amazônica
AMAZONAS
Publicidade

FVS quer que farmácias fiquem atentas, caso testes de Covid detectem aumento de casos

As notificações dos testes de Covid-19 que os estabelecimentos fazem são essenciais para trabalhar o cenário epidemiológico da infecção

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (08/06), uma reunião de alinhamento, com representantes das farmácias e drogarias do Amazonas, sobre orientação técnica das notificações dos testes da Covid-19 no e-SUS Notifica.

Publicidade

A reunião foi conduzida pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), juntamente com os técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Cievs da FVS-RCP e da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), com objetivo de intensificar as notificações dos resultados positivos e negativos para Covid-19 no Amazonas.

“Para continuarmos avançando nas ações de enfrentamento à Covid-19 no Amazonas é necessário que todos os serviços estejam alinhados de forma integrada, contribuindo para o monitoramento diário e atualização de dados em nosso sistema” afirmou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Durante a apresentação, o chefe do Devisa, Jackson Alagoas, destacou a importância da reunião para as estratégias da FVS-RCP como órgão coordenador da vigilância em saúde do Amazonas, sendo responsável pela inspeção, licenciamento, monitoramento e controle das farmácias e drogarias.

“Esse encontro contribuiu para orientar e retomar situações que os estabelecimentos possam vir a falhar, por isso é importante reforçar que todo teste da Covid-19 deve ser notificado para que a Fundação mantenha o monitoramento adequado da doença em nosso Estado”, enfatizou Jackson.

De acordo com a gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/Manaus), Graziela Andrade, as notificações dos testes de Covid-19 que os estabelecimentos irão fazer são essenciais para trabalhar o cenário epidemiológico da infecção.

“Com isso, vamos ter uma gestão mais assertiva e oportuna frente aos desafios, principalmente de covid-19, que tem se mostrado muito dinâmico. Logo, a parceria entre a FVS-RCP e a Semsa garante o cumprimento dos regulamentos gerais de realização dos testes da doença pelos estabelecimentos”, disse.

Notificação dos casos de Covid-19

Os resultados positivos e negativos dos testes feitos devem ser notificados no sistema e-SUS VE, em https://notifica.saude.gov.br/login. Além disso, é fundamental o cadastro prévio do estabelecimento e, ao acessar o sistema, marcar o campo “Não possui CNES”, inserir o CNPJ da drogaria/filial no campo que aparece e concluir o cadastro.

É importante a leitura completa do Manual de Navegação do e-SUS VE, disponível em https://datasus.saude.gov.br/notifica/. Caso venha surgir dúvidas que não possam ser resolvidas na leitura do manual, a FVS-RCP recomenda que seja buscado contato com a Vigilância Epidemiológica do município onde está localizado o estabelecimento.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

*TH

Publicidade

Leia mais

Plantão da Defensoria consegue autorização da Justiça para emissão de passaportes para adolescentes

elayne

Piratas dos rios roubaram mais de 1,5 milhão de litros de combustível no AM

elayne

Wilson Lima anuncia repasse do FTI para fortalecer ações de combate à Covid-19 no interior

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais