Conexão Amazônica
AMAZONAS

Governo do Amazonas investe R$ 380 mil na pesca artesanal em Manicoré

Publicidade

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), tem fortalecido a pesca artesanal, em especial no município de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus). Na última quarta (08/07) e quinta-feira (09/07), foram assinados 26 projetos de crédito rural no valor total de R$ 380 mil.

Os projetos financiados serão para investimentos na aquisição de máquinas, equipamentos e itens para pesca. O Idam, como parceiro técnico, apoia e orienta os pescadores sobre a documentação necessária, realiza visita técnica e elabora os projetos de crédito encaminhados ao agente financeiro.

Publicidade

O gerente do Idam em Manicoré, Rigoney Nascimento, afirma que fica feliz em poder atender com a maior brevidade possível os pescadores, mesmo durante a pandemia e tomando todos os cuidados necessários. “A expectativa é que até o final do mês de julho eles recebam as máquinas e equipamentos que irão dar suporte à atividade de pesca”, disse.

Para o pescador Silvio Delgado Vieira, de 57 anos, da comunidade Terra Preta, o incentivo vai facilitar a logística de transporte do pescado. “Moro a 50 quilômetros de distância da sede do município e financiei um motor de 18 HP e um bote de alumínio. Hoje levo cerca de quatro horas para chegar à sede do município, e com a aquisição desses equipamentos, levarei em torno de duas horas. Isso vai diminuir o tempo de tráfego da sede para a minha comunidade. Sou grato ao Governo do Estado por esses equipamentos financiados”, comemorou.

Além da pesca, o município de Manicoré tem como principais atividades os cultivos de banana, melancia, mandioca, castanha-do-Brasil e açaí. Atualmente, o Idam assiste no município cerca de 900 agricultores familiares.

Parceria – Nesta semana, a Prefeitura de Manicoré e o Idam assinaram um Termo de Cooperação Técnica visando fortalecer os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na região.

Hoje, a prefeitura disponibiliza para a Unidade Local oito servidores que auxiliam na parte administrativa, além de técnicos em agropecuária que atuam nas atividades de campo, o que totaliza, junto com os servidores do Idam, 13 profissionais na unidade.

FOTOS: Divulgação/Idam

Publicidade

Leia mais

Famílias estão expostas ao lixo com subida do Rio Negro em Manaus

elayne

Adaf adia segunda etapa da campanha ‘Amazonas sem Febre Aftosa’

Daly Ruiz

PM detém dois homens suspeitos de tráfico de drogas, em Eirunepé

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais