Conexão Amazônica
AMAZONAS

Governo do Amazonas leva ‘PAC em Movimento’ para Benjamin Constant

Publicidade

A equipe da Sejusc fará emissão de documentos no município entre os dias 11 e 14 de fevereiro

O “PAC em Movimento”, projeto do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), oferecerá emissão de documentos, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, no município de Benjamin Constant (a 1.118 km de Manaus). Entre os serviços estão primeira e segunda vias de carteira de identidade e segunda via de certidão de nascimento, além dos demais itens para solicitar a documentação.

Publicidade

Segundo a secretária da Sejusc, Caroline Braz, o Estado, em parceria com a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), Fundação Nacional do Índio (Funai), Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e Prefeitura de Benjamin Constant, realizarão o casamento coletivo indígena, que acontecerá no município no mesmo período, e, na ocasião, disponibilizará os serviços em quatro comunidades. Ela destaca que a expectativa é que sejam atendidos cerca de 500 indígenas na região.

“O Governo do Amazonas está levando cidadania para os locais mais descentralizados e, assim, facilitando o acesso da população aos nossos serviços. No ano passado, foram atendidos mais de 16 mil indígenas no interior do Estado”, destaca a titular da pasta. “Neste ano, vamos expandir o atendimento e chegar a mais municípios. Contribuir neste casamento coletivo é uma forma de levar cidadania a essas pessoas”.

Casamento coletivo – No total, 806 casais, de etnias Tikuna e Kokama, serão divididos em três cerimônias, que vão acontecer ao longo dos quatro dias, nas comunidades Feijoal, Filadélfia e Guanabara 3. As celebrações vão respeitar as tradições culturais dos índios, que terão o casamento civil gratuito.

O casamento coletivo também conta com o apoio do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, do Batalhão de Polícia Militar de Tabatinga e do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Solimões (DSEI-ARS). As instituições estão dando suporte logístico e de estrutura para a realização das cerimônias, que vão ocorrer em locais de difícil acesso.

FOTOS: Arthur Castro/Sejusc

Publicidade

Leia mais

Força Nacional combaterá incêndios florestais e queimadas no Amazonas

elayne

.Procon-AM apreende mais de 100 quilos de alimentos com validade vencida em comércios de Manacapuru

elayne

Governo do Estado fortalece defesa vegetal no interior com integração de aprovados da Adaf

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais