As vítimas, uma jovem de 19 anos e uma criança de 9, estavam sendo mantidas em cárcere privado pelos criminosos para obrigar os pais a passar um apartamento da família, no conjunto Viver Melhor
Uma moça de 19 anos e uma criança de 9 anos de idade foram sequestradas e mantidas em cárcere privado por um grupo criminoso formado por nove pessoas. Os suspeitos foram presos em flagrante por investigadores da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), por extorsão mediante sequestro, e as vítimas foram resgatadas pela polícia.
O sequestro aconteceu na quarta-feira (4), a polícia não revelou o local onde ocorreu o sequestro. As vítimas foram levadas para um apartamento no bairro Monte das Oliveiras e foram resgatadas na manhã de segunda-feira (20).
De acordo com as investigações, as vítimas estavam sendo mantidas em cárcere privado pelos criminosos para obrigar os pais a passar um apartamento da família, no conjunto Viver Melhor no bairro Monte das Oliveiras, para o nome de Jerusa Oliveira Guimarães, pessoa indicada pelo grupo.
Nomes dos presos
O bando é formado por Adigenisson Assis e Assis, 21; Edgar Pinto Monteiro Junior, 27; Flávio Israel Garcia Pinho, 23, o “Pateta”; Geise Paiva Dias, 25; Jerusa Oliveira Guimarães, 25; Francisco Paula Lima dos Santos, o “Loirinho”; Jackson de Almeida Gama e Marcelo Alves de Oliveira.
O bando foi preso na segunda-feira (10). De acordo com a delegada Marília Campelo, a maioria foi presa em um shopping center na Zona Norte de Manaus, onde, em um cartório, os criminosos pretendiam consolidar o crime. Três pessoas estavam no estacionamento com as vítimas e três dentro do cartório.
De acordo com a delegada, as investigações em torno do caso iniciaram após a família das vítimas comunicar o caso à polícia que os infratores queriam tomar o apartamento da família.
Para isso, estavam mantendo suas duas filhas em cárcere desde quarta-feira (4) até a segunda-feira, quando tentavam obrigá-los a fazer um documento passando o imóvel para Jerusa.
Todos foram presos quando tentavam obrigar os familiares a assinar o documento passando o imóvel para a mulher indicada pelo grupo.
Resgate
As vítimas foram resgatadas no estacionamento do shopping quando Geise, Francisco, Jackson e Marcelo as levaram como prova de que elas estavam vivas. Nesse momento, a mãe delas deveria finalizar a transferência do imóvel para Jerusa, que a aguardava em um cartório.
Flávio, Francisco e Edgar foram os que invadiram a casa das vítimas e as sequestraram, e ainda ameaçaram de morte os familiares; Edgar foi o responsável por alugar seu apartamento por R$ 500 para servir de cativeiro para as vítimas no local.
A moça e a criança eram vigiadas no cativeiro por Edgar, Adigenisson e Flávio. Marcelo foi quem levou as vítimas até o shopping.
No decorrer da ação, Halisson da Silva Libório, 20, tentou fugir em posse de uma mochila contendo oxi e maconha, que totalizou cerca de R$ 10 mil em substâncias entorpecentes. Os criminosos também têm envolvimento em tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
(Imagens: Divulgação)
Joana Queiroz
Fonte: acritica