Conexão Amazônica
GERAL

Manaus é selecionada para participar do Cities Forward, programa dos EUA para soluções ambientais

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), participa do evento “Cities Forward”, uma realização do Departamento de Governo dos Estados Unidos da América e órgãos ambientais dos EUA, junto a governos locais voltados para a sustentabilidade, que acontece na Cidade do México até esta quinta-feira, 28/9. Ao todo, 24 cidades participam do evento. Do Brasil, apenas as capitais Manaus e Fortaleza foram selecionadas.

O Cities Forward é um programa transformador que tem o objetivo de ajudar as cidades da América Latina e do Caribe (ALC) a criarem um fundo sustentável, inclusivo e resiliente com o compartilhamento de conhecimento com as cidades dos EUA. São realizadas reuniões a cada dois meses, incluindo conversas com especialistas para o desenvolvimento de projetos que tratam de perigos ambientais e avaliações de riscos, preparando assim as cidades para soluções tecnológicas e sustentáveis, com adaptações às mudanças climáticas, além de promover o treinamento e capacitação, visando o financiamento dos projetos das cidades envolvidas.

Na ocasião, Manaus aborda o Plano de Ação Climática o Projeto de Despoluição de Igarapés. “Estes assuntos são compromissos de governo da administração municipal, colocados pelo prefeito David Almeida, sendo um momento muito importante para a cidade. Fomos escolhidos porque acreditam em nós e é interesse dos EUA intensificar a relação com a América Latina”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Stroski, que representa a capital amazonense.

O programa Cities Forward, uma parceria colaborativa do Departamento de Estado dos EUA, do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, do Resilient Cities Catalyst e do Instituto das Américas, fornece intercâmbio entre pares, capacitação e envolvimento diplomático, todos focados na implementação de projetos que resolvam desafios urbanos críticos em torno da sustentabilidade, inclusão e resiliência.

As cidades participantes são ajudadas a implementar soluções locais e projetos prioritários para aumentar os investimentos em desafios urbanos que promovam e construam: sustentabilidade, inclusividade, capacidade local e resiliência do bairro e da comunidade. Ao colaborar com as cidades procura-se criar oportunidades econômicas equitativas e inclusivas, reforçando a sustentabilidade e promovendo um ambiente saudável para todos.

— — —

 Taiana Castro / Semmas

Foto – Divulgação / Semmas

Publicidade

Leia mais

Ladrão come e bebe por quatro dias em café fechado para quarentena

elayne

Saiba como contribuir para o INSS por conta própria

elayne

Outubro Rosa: OAB-AM promove ação social com atendimentos médicos gratuitos neste sábado (28)

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais